O uso de suplementos alimentares entre jovens de 15 a 25 anos que frequentam academias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES
ENTRE JOVENS DE 15 A 25 ANOS QUE FREQUENTAM ACADEMIAS
CORPO, SAÚDE E BELEZA








Trabalho de Conclusão do Ensino Médio
2009








Mogi das cruzes – São Paulo
Dezembro/2009

26

O uso de suplementos alimentares entre jovens de 15 a 25 anos quefreqüentam academias

Trabalho com objetivo de avaliar o desempenho e competência do aluno ao concluir o ensino médio, adquirindo um conhecimento que possa preparar-lo para ingressar futuramente numa universidade, proporcionando uma experiência para orientá-los.

O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES ENTRE JOVENS DE 15 A 25 ANOS QUE FREQÜENTAM ACADEMIA.

RESUMO
O objetivo desse trabalho foi avaliar o usodos suplementos nos jovens que freqüentam academia, visando as principais influências que os motivam a consumir. O grupo pesquisado foi de jovens de 15 a 25 anos no município de Mogi das Cruzes, constituindo um total de 25 jovens entrevistados do sexo masculino, nas academias do município. O grupo respondeu a um questionário com perguntas sobre a faixa etária, freqüência na academia, o tipo desuplemento consumido, o que conhecem sobre eles, o resultado após o uso e finalmente se houve influência de alguém. Também foi avaliado o que esse grupo de jovens pensa a respeito dos suplementos. Houve muitas diferenças entre as respostas obtidas, mas o que predominou foi que os que afirmaram tomar os suplementos, nenhum deles havia indicação médica e sim a indicação de amigo ou treinador, e oprincipal motivo por qual ingeriram os suplementos foi o ganho de massa muscular e a ajuda que lhes proporcionam para os treinos ou malhação. Através destes dados observou-se que os jovens desconhecem o verdadeiro motivo que necessita o uso de suplementos, não tem indicação de um profissional qualificado na área da saúde, e o seu principal objetivo é conquistar um corpo forte, considerado modelo padrãode beleza atualmente imposto pela mídia. Os resultados permitiram concluir que os jovens dão mais importância para a cultura do corpo do que sua saúde, isto pode estar ocorrendo devido a falta de conhecimento e conscientização dos benefícios e prejuízos destes produtos e o fácil acesso com que se pode adquiri-los.

PALAVRAS-CHAVES: suplementos alimentares, academia

SUMÁRIO

1.Introdução

2. Objetivos gerais

3. Objetivos específicos

4. Metodologia

5. Participantes

6. Procedimentos

7. Material

8. Resultados

9. Discussão de resultados

10. Conclusão e sugestão

11. Referências Bibliográficas

12. Anexos

INTRODUÇÃO
Os suplementos alimentares e os anabolizantes são amplamente utilizados por esportistas de diversasmodalidades para fins ergogênicos (Que aumenta a capacidade para o trabalho corporal ou mental, especialmente pela eliminação de sintomas de fadiga), e apesar dos anabolizantes serem utilizados ilegalmente e, em excesso por grande número de atletas, há uma nova tendência em utilizar os suplementos nutricionais como uma alternativa legal para “ativar” os mecanismos anabólicos do organismo. Osuplemento alimentar é um produto constituído de pelo menos um desses ingredientes: vitaminas (A, C, complexo B, etc.) minerais (Fe, Ca, K, Zn, etc.) ervas e botânicos (ginseng, guaraná em pó), aminoácidos (BCAA, arginina, ornitina, glutamina), metabólitos (creatina, L-carnitina), extratos (levedura de cerveja) ou combinações dos ingredientes acima e, não deve ser considerado como alimento convencionalda dieta. Já o anabolizante é um medicamento à base de hormônios que age estimulando o anabolismo protéico, com decorrente aumento de peso corporal, devido principalmente o desenvolvimento da musculatura esquelética. Embora estudos demonstrem melhora no rendimento esportivo em consumidores de suplemento alimentar e anabolizante, alguns questionam seu uso e outros recomendam a realização de...
tracking img