Desenvolvimento nutricional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
0,1 INTRODUÇÃO


Uma alimentação adequada é fundamental para um melhor desempenho físico associada à melhora do rendimento, porém, devido a pouca disponibilidade de tempo, ocorre um grande interesse dos praticantes de atividade física, aumentando a comercialização de suplementos alimentares, com o propósito de obter um corpo perfeito.
Devido a essa pouca disponibilidade de tempopara realizarem alimentação saudável e equilibrada acabam se alimentando mal, fazem refeições rápidas e muitas vezes com alto teor calórico e baixo valor nutricional.
Com o problema da má alimentação, particularmente os praticantes de musculação, acabam ingerindo suplementos nutricionais com a intenção de suprir a falta de alguns nutrientes que não são ingeridos diariamente ou com objetivosde hipertrofia muscular, definição musculares, perda de gordura corporal, melhoria do rendimento esportivo, entre outros.
Os ergogênicos (suplementos alimentares) têm como finalidade elevar o desempenho físico e prevenir ou prolongar o começo da fadiga. São subdivididos em nutricional, farmacológicos, fisiológicos, psicológicos, biomecânico e mecânico.
Ao considerar as preocupaçõessobre o consumo de suplementos alimentares percebe-se que é estatisticamente alta a recomendação feita por instrutores de educação física, ou até mesmo por auto-indicação e influência de amigos, uma vez que estes não possuem conhecimento especifico, podendo ocasionar prejuízos à saúde.
Os suplementos alimentares, se utilizados corretamente traz benefícios aos praticantes de atividade física,porém não podemos esquecer que deve ser acompanhada por nutricionistas, que estará aliando a suplementação à dieta e não somente substituindo alimentos por suplementos como ocorre na maioria das vezes.
O prazer em praticar exercícios físicos, faz com que praticantes se rendam ao mundo dos suplementos nutricionais, cada um com sua finalidade. Não podemos esquecer que atletas buscam superarseus limites, melhorar seu rendimento físico, e acabam por fazer uso de outros recursos como os farmacológicos (esteróides e anabolizantes), uma vez que não estão contentes somente com os resultados dos suplementos alimentares.
Devido a isso, o presente estudo tem como propósito identificar o uso de suplementos nutricionais por freqüentadores de academias de musculação, bem como conhecer ascaracterísticas sócio-demográficas como idade, grau de escolaridade, tipo de atividade praticada além da musculação, freqüência semanal. Espera-se também identificar os suplementos mais utilizados, fontes de utilização, local e meio de aquisição, efeitos colaterais e outras informações, contribuindo assim para futuros estudos e para programas de educação nutricional aliada a prática de exercíciosfísicos.









































2 OBJETIVOS



2.1 Objetivo Geral

Identificar a prevalência do uso de suplementos nutricionais por freqüentadores de academias, praticantes de musculação.

2.2 Objetivos Específicos


Conhecer as características sócio-demográficas (idade, grau de escolaridade, tipo de atividadepraticada além da musculação, há quanto tempo pratica e qual a freqüência semanal) de freqüentadores de academias de musculação.
Identificar os suplementos mais utilizados, a fonte de indicação, local e meio de aquisição, porque consome e se sentiu algum efeito colateral.



































3 REVISÃO DE LITERATURA




3.1 Aimportância da atividade física na saúde e na estética


A atividade física é imprescindível na precaução contra desequilíbrios orgânicos, abrangendo o bem-estar e combatendo os fatores estressantes da vida moderna que refletem no organismo humano. (FERNANDES FILHO, 2003 apud SALVE, 2007)
Cada vez mais as pessoas estão cultivando o costume da prática de atividades físicas regularmente com...
tracking img