O uso das tecnologias no ensino-aprendizado da geografia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GRADUAÇÃO

DIEGO FERNANDO HERMANN

Prof. Orientadora: Gilma Aparecida dos Santos

Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Geografia (GED/0021) – TG

30/11/2011

O Uso Das Tecnologias No Ensino-Aprendizado Da Geografia.



Resumo.

Este trabalho tem por principal objetivo, a informação a todos os leitores sobre a importância do uso deum bem que com o passar dos tempos vem sendo tão utilizado e discutido no mundo que são as tecnologias, conciliando os métodos de ensino tradicionais, com o uso do bem que e mais importante na atualidade, o computador, esse traz consigo a internet e o poder do ser que o manuseia na sabedoria. Grandes pensadores da educação antiga e moderna defendem todos os métodos que possa vir a ajudar econtribuir para a melhoria de ensino, o grande pensador, filósofo e pai da educação Paulo freire defendia a ideia de que se for para o bom e melhor entendimento dos alunos, que passe a fazer parte de sua sabedoria. Na atualidade as secretarias de educação estadual de cada estado já cobra de seus educadores a inclusão ou os lançamentos de suas atividades escolares e também o planejamento anual dosconteúdos programáticos para cada serie e nível de ensino determinados, através da internet, a fazer os diários, chamadas, lançamento dos conteúdos estudados naquele dia e também as notas e faltas de cada aluno, mostrando que as secretarias de educação apoiam e incentivam o uso das TICs na educação pois são eles os primeiros a cobrar, mais o principal e que com a globalização mundial, onde o que estamosfazendo agora, outras pessoas dentro de instantes podem saber do outro lado do planeta, venha a contribuir com a aprendizagem do ser humano que esta aberto para receber conhecimento que é o aluno, mais as tics veem para contribuir, não para substituir como a maioria dos professores e educadores ainda pensam, deve-se sim utilizar como material pedagógico de apoio ao ensino aprendizado do aluno.Introdução.

A tecnologia vem sendo introduzidas na educação desde a década de 90 onde o ministério da educação disponibilizou recursos e introduziu na rede publica os primeiros computadores através do programa do FNDE e o PROINFO. Com os computadores vieram os programas educacionais, voltados a complementar o ensino nas escolas que receberam os recursos, logo em seguida veio a internet,onde com esta houve o alavanque das tecnologias, se desenvolveram varias outras mídias e softwares voltados a ajudar o professor a explicar e ensinar seus conteúdos. Atualmente o índice de escolas que possuem laboratórios de informática, com muitas e muitas outras mídias de apoio que pode-se pensar, Datashow, DVD, Câmeras digitais, Filmadoras, equipamento de som, Internet, fax e telefone, esseequipamento tecnológico todo voltado a um único intuito, melhorar a educação brasileira.





As Tecnologias.

Há muitas formas de compreender a tecnologia. Neste artigo a tecnologia é concebida, de maneira ampla, como qualquer artefato, método ou técnica criado pelo homem para tornar seu trabalho mais leve, sua locomoção e sua comunicação mais fáceis, ou simplesmente sua vida maisagradável e divertida.
A tecnologia, neste sentido, não é algo novo – na verdade, é quase tão velho quanto o próprio homem, visto como homo creator.
Nem todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes para a educação. Algumas apenas estendem sua força física, seus músculos. Outras apenas lhe permitem mover-se pelo espaço mais rapidamente e/ou com menoresforço. Nenhuma dessas tecnologias é altamente relevante para a educação. As tecnologias que amplificam os poderes sensoriais do homem, contudo, sem dúvida o são. O mesmo é verdade das tecnologias que estendem a sua capacidade de se comunicar com outras pessoas. Mas, acima de tudo, isto é verdade das tecnologias, disponíveis hoje, que aumentam os seus poderes intelectuais: sua capacidade de...
tracking img