O uso da internet como ferramenta de estudos e suas implicações na realidade educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE ESTUDOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA REALIDADE EDUCACIONAL.

José Pereira Torres ¹ Lucineia Ferreira Lopes ² Curso de Pós Graduação Latu Sensu Docência em Língua Inglesa FVC – Faculdade do Vale do Cricaré

RESUMO Com a Internet defrontamo-nos com novos desafios, incertezas e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem, onde é disponibilizado um manancial deinformações imenso, cabe ao professor a difícil tarefa de gerenciar estas informações para transformá-la em conhecimento e sabedoria. Não se pode ver a internet como solução mágica para modificar a estagnação de anos de educação tradicional, mas inegavelmente facilitou e muito o processo educacional sóciointeracionista preconizado por Vygostsky sobre uma educação moderna. A internet propicia atroca de experiências, de duvidas, de materiais, trocas pessoais alem de facilitar como nunca a pesquisa individual ou grupal e o intercambio dos envolvidos no processo educacional. A internet é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa que muitos professores se utilizam na sua prática pedagógica, mas será queas possibilidades abertas estão sendo efetivas como proposta educacional? Se concatenam com a forma de utilização da internet pelos estudantes? Este trabalho visa propor uma reflexão aos educadores sobre uso da internet,, sua importância, utilização e sua possível eficácia junto aos educandos.

PALAVRAS CHAVE: Internet, Blog, Educação; Ensino-aprendizagem.

1- Graduado em Pedagogia, LetrasPortuguês Inglês e aluno do Curso de Pós Graduação – Docência em Lingua Inglesa Lato Sensu - Faculdade Vale do Cricaré. 2- Graduada em Historia, especialista em cultura afro-brasileira, gestão educacional e docência do ensino-superior, coordenadora administrativa e pedagógica da FTC e mestranda em educação pela USAL - Buenos Aires – Argentina.

INTRODUÇÃO As próximas pesquisas apontam que ao finalde 2012 o numero de usuários de computadores irá dobrar no mundo, chegando a 2 bilhões; segundo o Ibope NetRatings todos os dias 500 mil pessoas acessam a internet pela primeira vez; por minuto são publicados 200 milhões de tuites; 48 horas de vídeo são disponibilizados no youtube a cada minuto e um novo blog é criado a cada segundo.

Não se pode fechar os olhos para esta realidade, a internetestá ou é inserida na sociedade sempre de forma avassaladora. Em 1982 havia 315 sites na internet, hoje existem 174 milhões e com números tão grandiosos, pesquisas afirmam que 70% das pessoas consideram a internet indispensável.

E como é este fenômeno da internet no Brasil? Estamos na linha de frente como usuários, somos 83,4 milhões de internautas e o 5º país mais conectado e com o maiornumero de conexões a internet. O brasileiro tem como principal local de acesso a lan house (31%) seguido da própria casa (27%) e da casa de parentes e amigos (25%) sendo que pouco mais de 50 milhões de usuários se conectam regularmente, 38% deles diariamente, 10% de quatro a seis vezes por semana; 21% de duas a três vezes e 18% ao menos uma vez por semana.

Apesar do crescimento econômico da classeC, a desigualdade social também está presente no mundo digital, entre os 10% mais pobres apenas 0,6% tem acesso a internet. Somente 13,3% dos negros fazem uso dela, duas vezes menos que os da raça branca (28,3%). Nas regiões sul e sudeste mais de 50% da população tem acesso a internet contrastando com as regiões norte e nordeste com pouco mais de 20%. PROFESSORES, ALUNOS E A INTERNET. A pesquisa édo Centro de Estudos sobre Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), órgão que faz parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) feita em 2011 e aponta que 94% dos professores brasileiros de escolas publicas e privadas possuem computador mas só metade deles levam o PC para o trabalho, 88% tem acesso a internet e 79% a acessam a web diariamente.

Entre os alunos 47% acessam a...
tracking img