O universo e o infinito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MUSICA: SE FOSSE EU, DUAS METADES...

Galáxia de Andrómeda - a M 31, do catálogo de Messier -, é a mais próxima da nossa Via Láctea
MAIS:_Telescópio observa através do centro da Via Láctea e faz descoberta
O Sol é somente uma estrela entre bilhões na Via Láctea. E nossa galáxia é apenas uma entre centenas de bilhões no universo. Cada uma dessas estruturas cósmicas tem diferentes formas etamanhos. Mas a maneira como se formaram e evoluíram continua a ser um mistério.
Algumas galáxias emitem imensos volumes de energia em forma de radiação, enquanto outras possuem monstros invisíveis em seus núcleos que devoram tudo em seu caminho. Entender as características de cada uma delas é fundamental para decifrar os segredos do universo.
Neste artigo, explicaremos quais os tipos de galáxias,do que elas são feitas, como são classificadas e como evoluíram para se tornarem as maiores estruturas do Universo. Desde a época de Galileu elas são estudadas em detalhes e agora mostraremos tudo para você.

O NASCIMENTO
No passado longínquo, algumas partes do Universo eram mais densas que as outras e, devido a gravidade, as áreas mais compactas começaram a se contrair e formaram asgaláxias. Foram necessários centenas de milhões de anos para a formação da primeira galáxia.
Neste período, as áreas mais densas formavam discos giratórios que atraiam mais gases e poeira. A atração esquentava os gases até a temperatura aumentar o suficiente para "acender o combustível” e iniciar uma fusão nuclear, criando as primeiras estrelas do Universo.
A maioria das galáxias se formou desta forma enesta época, entre 12 a 13 bilhões de anos atrás. Mas os últimos dados dos telescópios da Nasa, a agencia espacial americana, indicam que algumas galáxias se formaram recentemente, ao longo dos últimos bilhões de anos.
A nossa galáxia, a Via Lactéa, se formou cerca de 100 milhões de anos após o big bang – ou seja, há 13,6 bilhões de anos. Ela faz parte do primeiro grupo de galáxias e possui umformato espiral. Estimasse que a Via Láctea seja constituída por cerca de 200 bilhões de estrelas.

TIPOS DE GALÁXIAS
Galáxias existem em diversos tipos e tamanhos. Elas podem ter “apenas” 10 milhões de estrelas a até 10 trilhões (a Via Láctea tem cerca de 200 bilhões). Mas o número de estrelas é somente uma das muitas características que diferenciam uma galáxia da outra.
As imagens dotelescópio espacial Hubble mostram a diversidade das galáxias longínquas. Mas, mesmo antes da construção do telescópio, o astrônomo que dá nome ao aparelho, Edwin Hubble, criou um esquema de classificação simples que continua sendo usada até hoje.
Conhecido como “Classificação Morfológica de Hubble”, o modelo foi idealizado em 1927 e divide as milhares de galáxias conhecidas em três grupos principais: asespirais, as elípticas e as irregulares. Cada um destes três grupos possui subdivisões. Vamos a eles:

ELÍPTICAS
As galáxias elípticas tem este nome por terem formato esférico, como uma bola, ou achatado, semelhante a um grão de arroz. Os cientistas pensam que o achatamento é devido ao movimento orbital das estrelas no interior da galáxia e ocorra numa escala de bilhões de anos.Aproximadamente um terço das galáxias conhecidas são elípticas e seus tamanhos variam desde galáxias anãs, muitas vezes difíceis de distinguir, até galáxias gigantescas, como é o caso da M87, localizada a 60 milhões de anos-luz de distância na constelação de Virgem.
As galáxias elípticas também possuem pouco gás, pouca poeira e poucas estrelas jovens. As estrelas normalmente são mais velhas e com baixametalicidade, o que significa que são constituídas principalmente por hidrogênio e hélio, os elementos mais básicos do universo.

ESPIRAIS
As galáxias espirais representam 65% das galáxias conhecidas. Elas apresentam uma estrutura espiralada, como um disco ou funil, com um núcleo central ligeiramente mais espesso, ou denso. As galáxias espirais são divididas em dois tipos: as normais e as...
tracking img