O triunfo - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica do Filme “O TRIUNFO”


O filme “O Triunfo” lançado em 2006 sob a direção de Handa Haines narra uma história verídica de um professor – Ron Clark – que sai do interior dos Estados Unidos e se dirige ao centro urbano de Nova York buscando encontrar uma vaga para lecionar em uma escola da capital. Após vários “nãos” ao procurar emprego como professor mesmo tendo um bomcurrículo, ele começa a trabalhar num bar onde os funcionários trabalhavam vestidos com fantasias. Certo dia, ao regressar para o hotel onde estava morando, ele se depara com a cena de um professor agredindo um aluno na porta de uma escola como uma tentativa desesperada de disicipliná-lo. O professor resolve ir embora e Ron Clarck vê nisso a sua chance e tenta convencer o diretor a aceitá-lo nolugar do antigo professor. Depois de muita insistência, o diretor resolve aceitá-lo com uma condição: se o rendimento dos alunos não melhorasse, ele seria despedido. 


Tratava-se de uma escola pública, situada num bairro humilde localizada na zona mais pobre da cidade, marcado por violência e pessoas predominantemente negras. O professor novato daria aulas a uma turma que mais ninguémqueria a de 7ª série do ensino fundamental. Clark depara-se com uma situação desafiadora, a turma é intensamente problemática, os problemas vão desde a simples regras de relações humanas até o mais elevado grau de indisciplina, sem falar no rendimento ‘zero’ da mesma.
     
Diante dessa nova situação,o professor Clark tenta atrair a atenção de seus novos alunos para que elescomecem a construção dos saberes e para isso, tenta propor uma metodologia baseada em regras No entanto, essa primeira tentativa foi frustrantes, pois os alunos nem ouviam o que ele lhes dizia, agiam completamente sem respeito à presença do professor, fazendo com que ele até pensasse em desistir. Diante da situação, Clark buscou uma metodologia diferenciada, por ter visitado as famílias antes deassumir a turma, ele pode conhecer um pouco da realidade daqueles alunos, podendo ver de perto o que havia por traz de tanta revolta e indisciplina dos seus aprendentes: famílias desestruturadas, mães que precisavam trabalhar para sustentar os seus filhos ficando a responsabilidade de cuidar deles para os irmãos, enfim, situações que os influenciavam negativamente nas suas maneiras de viver e de serelacionar com as outras pessoas.


Com base nesse primeiro diagnostico, Clark decide então implantar um novo lema na sala de aula – o de que: “somos uma família” – é claro que a resposta dos alunos, frente a essa novidade, foi de indiferença, de repúdio. Eles não sabiam o verdadeiro significado da palavra família. Mediante o novo lema, os alunos deveriam ter uma nova postura dentro efora da escola. Deveriam mudar a forma de convivência entre si, ter mais respeito para com o professor e obedecer ás novas regra que seriam impostas em sala. Ele queria que os alunos aprendessem a verdadeira essência da família que é a afetividade, o cuidado com as pessoas a quem se ama, o companheirismo, a cumplicidade, entre outros fatores que interferem a vida familiar. Clark, sentindo o dramada vida de seus alunos, iniciou um verdadeiro papel de orientador e se propôs a ajudá-los a lidar com seus problemas, tratando-os de forma mais humanizada. Isso repercutiu uma notável diferença na vida escolar e pessoal de seus alunos.


Nesse ritmo de trabalho, ele consegue fazer com que a turma se integre e passe se respeitar, melhorando inclusive o seu rendimento, tanto que a turmaconsegui se sair bem no teste que era realizado no final do ano, esse teste lhes daria a oportunidade de estudar numa escola melhor e ter o encaminhamento para novas conquistas, como uma universidade, por exemplo. O que de fato acontece, todos os seus alunos estão nas melhores instituições de ensino dos Estados Unidos, com vidas novas, batalhando e dando valor ao que foi trabalhado em suas...
tracking img