O treinador de futebol e o drama da morte subita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O treinador de futebol e o drama da morte súbita

Duarte Roldão Veríssimo dos Reis

Orientador: Prof. Ms. Fábio Aires da Cunha

SINTRA
2010

1 - Introdução
A morte súbita desde há alguns anos tem preocupado a comunidade cientifica.
Nos últimos anos multiplicaram-se os estudos e algumas explicações vão fazendo luz sobre a sua etiologia e neste particular tem sidoimportante o contributo da genética médica
Contudo, sendo um assunto da área médica ,quando surge no futebol implica ,ou deveria implicar necessariamente o treinador de futebol.
Para Cunha33 (2010) : ” o bom técnico deve entender de todas as áreas que cercam o esporte: preparação física, medicina, psicologia, sociologia , fisiologia, administração, marketing…”
Duma assentada a morte súbitaquando acontece questiona de imediato preocupações que se enquadram no atrás exposto como devendo fazer parte da área de conhecimentos do técnico de futebol
A morte em si mesma é uma tragédia mas o futebol exponencia-a pelo impacto das suas imagens ,pelo claudicar dum atleta que pensamos ser um expoente de saúde ,pelo instalar das duvidas sobre a actuação do serviço médico que o considerou apto, pelaactuação do próprio treinador por não ter descoberto qualquer limitação quando fez a avaliação física do atleta, ou quando programou a sua preparação física.
Já que segundo Cunha31 (2010) ao treinador compete a selecção dos seus jogadores mediante uma avaliação física “ avaliar o estado de saúde, quantificar a performance física, individualizar o treinamento , avaliar o efeito do programa detreinamento “ sic.
O relacionamento causal entre o exercício físico como “gatilho”38,39da morte súbita questiona desde logo a existência da alta competição.
Para o Pedro Adragão29 (2007) cardiologista e especialista em arritmias ,a alta competição é “doentia”.
Segundo este especialista29 muitas vezes, são ultrapassadas as capacidades aeróbicas, o que 'não é sadio'.
Como deve pois o treinador, ouo preparador físico a seu cargo, periodizar os exercícios, para aumentar a Resistência aeróbica 32. do seu jogador e a que sinais deve estar atento para os executar em segurança .
Esta importância tem sido de tal maneira sentida pela FIFA, que bem antes deste ultimo campeonato do Mundo de futebol se iniciar ,a levou a fazer recomendações precisas aos departamentos médicos das selecções alipresentes afim destes monitorizarem bem a saúde de todos os seus jogadores.
Tal foi testemunhado pelo Dr Nabil Ghorayeb30 (2010) e a propósito da preparação da selecção brasileira de futebol.
Por outro lado sentimos um papel paradoxal38 no exercício pois se a sua pratica dá melhor e mais saúde ,também existe um risco mínimo dum exercício ser o gatilho duma morte súbita.
Varias são as questões evariada é também a sua natureza técnica .
Comum é o meio emotivo onde se desenrolam.
Estão pois criados os condimentos para colocarem à prova o treinador de futebol.
Começarei por fazer uma súmula da – definição – epidemiologia - prevenção e daí partirei para a conclusão do que pode ser o posicionamento do treinador perante este drama.

2- Definição
A Organização Mundial da Saúde (segundoKuller 1e col.(1967) define como morte súbita aquela que ocorre dentro das primeiras 24 horas do início dos sintomas.
Vários especialistas, no entanto, reduzem esse tempo na definição, descrevendo-a como morte inesperada, marcada pela perda abrupta da consciência num indivíduo dentro da primeira hora do início dos sintomas, sendo ou não portador de doença cardíaca conhecida.

2-1 Morte súbitarelacionada com o desporto e o exercício físico

Aqui tem havido alguma dificuldade em conceptualizar uma definição universalmente aceite

Assim para Maron2 e colaboradores3 esta será toda a morte que ocorra durante a prática desportiva /exercício físico ou até 1 hora após o seu término

Mas para outros4 a morte súbita relacionada com a actividade física /desportiva será a morte ocorrida...
tracking img