Cinematografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Competências de Artes e Humanidades
Curso de Serviço Social – 1º Ciclo
Ano Lectivo 2009/2010 – 1º Semestre

Cinematografia/Serviço Social
Filme: “A Esperança Está Onde Menos Se Espera”

Funchal, 2 de Dezembro de 2009

“O caminho fácil e aparentemente óbvio rumo ao sucesso é a espada; a ética pessoal contra a qual a sua constituição cede, a parede. Entre os dois, acaba porescolher em abono da justiça, o que parece ser uma sentença de morte: mas talvez apenas de uma parte de si que estava a mais, de uma dualidade que pintava as coisas a preto e branco – ou tudo ou nada.”
Ágata Carvalho de Pinto, 2009
Resumo
“A Esperança Está Onde Menos Se Espera”, filme português do realizador Joaquim Leitão abraça uma série de questões pertinentes da realidade urbana. Do ponto devista do Serviço Social, destacam-se temáticas relevantes, sobretudo ao nível dos valores, dignidade humana e relações pessoais e sociais, frisando ainda a distinção entre dois contextos sociais e económicos que se ligam por meio desses mesmos valores.
Pretende-se desenvolver um pensamento contemporâneo a partir do filme visualizado, transpondo-o para a área do Serviço Social, inserindo-o nas suasteorias, espaços e tempos de acção.

Palavras-Chave: Pensamento, Serviço Social, Teorias, Realidade

Abstract
“A Esperança Está Onde Menos Se Espera”, a portuguese film by producer Joaquim Leitão embraces several relevant issues in urban reality. From Social Work’s point of view, some important matters are highlighted, such as values, human dignity, personal and social relationships,emphasizing two different social and economical contexts which connect on behalf of those values.
It is intended to acquire a current thought from the film, crossing it to Social Work’s area, in its theories, spaces and action periods.

Keywords: Thought, Social Work, Theories, Reality

Índice

1. Introdução 5
2. Contextualização 6
2.1 Um jogo, uma vitória 7
2.2 Acelebração 8
2.3 Relação Pai/Filho 9
2.4 Sentido de Integridade 10
2.5 Desemprego 11
2.6 “Nunca Te Vou Perdoar” 12
2.7 Emigração 13
2.8 Uma Nova Realidade 14
2.9 Desemprego/Pobreza 15
2.10 Apatia/Desespero 16
2.11 A Esperança Está Onde Menos Se Espera 17
3. Conclusão 19
4. Bibliografia 20

1. Introdução:
O desafio surgiu decorrente de uma actividade propostapela docente numa das primeiras aulas da unidade curricular de Serviço Social III, uma ida ao cinema. O argumento do filme “A Esperança Está Onde Menos Se Espera” é simples, entendemo-lo em traços gerais como a história de um homem de classe média-alta cuja vida sofre um revés súbito e acaba entrando num mundo que sabe que existe mas que na realidade não conhece.
Francisco Figueiredo é umtreinador de sucesso que apesar de treinar uma equipa média se encontra prestes a vencer a taça de Portugal. Mas Francisco é um homem íntegro, que se rege pelos seus próprios valores e princípios, sobrepondo-os ao sucesso que se avizinha. Por fazer com que um dos seus jogadores falhe uma jogada decisiva para a equipa acaba sendo despedido. A tragédia tem sequelas imediatas, como seja a emergência dapobreza e consequentes perdas de luxos até ficar sozinho com o filho.
Lourenço, o filho, é o melhor aluno de uma das escolas mais prestigiadas do país, toca numa banda, tem amigos e namorada mas a relação com o pai sofre um crescente distanciamento. Com as dificuldades, vê-se obrigado a sair do colégio e ingressar numa escola problemática, na Cova da Moura.
As dificuldades e o facto de não conseguirencontrar trabalho levam Francisco a entrar num estado de apatia que põe à prova a capacidade do filho para fazer face a uma nova situação e ajudar o pai a recuperar a dignidade perdida. E a esperança está onde menos se espera…
Pela actualidade revelada considerou-se a mensagem do filme simples e concisa, apresentando o drama que muitas famílias vivem e pondo a tónica no modo como o...
tracking img