O trabalho na sociedade capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao inicio desse artigo,a experiência do trabalho como o esforço para prover a sobrevivência e enfrentar os desafios cotidianos tem acompanhado a humanidade desde o seu aparecimento. No século XIX otrabalho estava submetido na dialética entre o senhor e o escravo.

Já no século XX, a análise marxista trouxe para o centro da discussão o trabalho alienado, o trabalho concreto, e abstrato, otrabalho morto embutido no maquinário e o trabalho vivo criador de valor.

No clássico de Hannah Arendt A condição humana, a autora define labor como atividade que corresponde ao processo biológico docorpo do humano pela sobrevivência, como fim da manutenção e reprodução da vida. Já o trabalho, propriamente dito, significa fabricação, criação do produto por técnica ou arte.

Assim sendo, os homensdefinem-se pelo que fazem, e na visão marxista a natureza dos indivíduos depende das condições materiais que determinam sua atividade produtiva. Portanto, no processo de trabalho participam o homem ea natureza e este regula as relações materiais entre si e a natureza.

O trabalho concebido com a atividade vital foi capaz de criar e fortalecer a própria sociabilidade humana. Entretanto, aomesmo tempo em que expressa o momento da potência e criação, o mesmo também se originou do instrumento da punição de tortura o "tripalium".

Nos dias de hoje, é necessário distinguir o sofrimento que otrabalho impõe a aqueles que têm um emprego, do sofrimento daqueles que demitidos se encontram privados de qualquer possibilidade de atuar no mercado formal de trabalho.

No domínio individual, otrabalho é um elemento central para a formação de identidade e da saúde mental do homem comum. No domínio político, o trabalho desempenha um papel estratégico na sociedade atual e, no domínio doconhecimento, do trabalho possibilita a produção de novas tecnologias.

Neste quadro, os métodos de organização do trabalho substituem, no lugar da confiança, da lealdade e da solidariedade, instala-se...
tracking img