O trabalho na sociedade moderna capitalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx e a divisão social do trabalho
A divisão social do trabalho acontece no processo de desenvolvimentos da socie-dade. Para satisfazer nossas necessidades estabelecemos relações de trabalho ea divisão das atividades.
Divisão: trabalho rural (agricultura) e trabalho urbano (comércio e indústria). Quem administra (diretor ou gerente) e quem executa (operário). O trabalho gera divisão declasses.
O proprietário das máquinas precisa de um operador e o trabalhador passa a ser um operário das máquinas que recebe o seu salário.
Relação dois iguais: relação entre o proprietário damercadoria mediante a compra e venda da força de trabalho. O trabalhador fica subordinado a máquina e ao seu pro-prietário.
Mais valia: o trabalhador é contratado para 8h / o capitalista precisa de apenas 4ou 5h para ter lucro / as horas restantes está a disposição do capitalista que não paga este excedente / o operário não recebe pelo que produziu /
Acumulação de capital: As horas de trabalho nãopagas, acumuladas e reaplicadas no processo produtivo, vão fazer com que o capitalista enriqueça rapidamente, ele se apropria da força do trabalhador.
Se percebendo explorado e miserável, começam asgreves e até destruição das má-quinas.

Emile Durkheim e a coesão social
A crescente especialização do trabalho na produção industrial moderna trouxe uma forma superior de solidariedade e não deconflito.
Solidariedade mecânica: cada um sabe fazer todas as coisas que necessita para vi-ver. Existe um conjunto de crenças, tradições e costumes comuns.
Solidariedade orgânica: é fruto da diversidadeentre os vários indivíduos e não da identidade nas crenças e ações. União na interdependência das funções sociais e cada um faz a sua parte. Ex. *ônibus: motorista / cobrador / *supermercado: caixa /gerente / empacotador / limpeza / * hospital: médico / enfermeiro / atendente. (cada um desempenha a sua função para a realização de um serviço total que dependem de várias pessoas. A sociedade...
tracking img