Qualidade de vida trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estilo de Vida e Saúde
Estilo de Vida e Doenças da Civilização
Muitos são os fatores que podem influenciar a saúde e o bem estar. Estes fatores podem apresentar-se a nível individual ou coletivo. Aspectos coletivos importantes são a poluição ambiental e a infra-estrutura do local de moradia, principalmente no que diz respeito aos aspectos básicos de saúde pública, como água, saneamento básico ecoleta de lixo. Do ponto de vista sócio-psicológico aparecem os diversos níveis de exigências da vida em sociedade e das relações com outros seres humanos, seja a nível comunitário ou no trabalho, capazes de gerar ansiedade e estresse.
A nível individual, os fatores mais importantes a serem salientados relacionam-se com o estilo de vida pessoal, ou seja, a quantidade e qualidade da alimentaçãoingerida, o controle do peso, o uso de fumo, álcool e drogas em geral, a prática de atividades físicas regulares, a atitude frente à vida e seus agentes estressores (Bouchard et alii, 1990; Brasil, 1995; Nieman, 1990; Ornish et alii, 1990).
As causas de morte e as doenças que mais acometem os seres humanos vêm mudando com o passar do tempo. No passado havia maior morbidade e mortalidade devido adoenças infecto-contagiosas; hoje em dia estas são menos importantes do que as doenças relacionadas ao estilo de vida individual (Avis, McKinlay & Smith, 1990; Temple & Burkitt, 1993).
Através de estudos epidemiológicos constata-se que as doenças que mais acometem os seres humanos na atualidade são aquelas chamadas, em conjunto, de Doenças Crônico-Degenerativas (DCD).
No Brasil e, principalmente,nos países desenvolvidos as doenças crônico-degenerativas que ocorrem com maior freqüência são: a Doença Coronariana Aterosclerótica (DCA), a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Câncer (Ca), o Diabetes Mellitus (DM) e as Doenças Bronco Pulmonares Obstrutivo-Crônicas (DBPOC) (Gyarfas, 1992).
Outros distúrbios freqüentemente relacionados ao estilo de vidamoderno e também considerados como "doenças da civilização" são: os distúrbios mentais (ansiedade, depressão, neurose), as doenças psicossomáticas (aquelas onde o componente emocional é claro e evidente: gastrite, úlcera, vários tipos de dermatoses), as alterações dos lipídeos sangüíneos (colesterol, triglicerídeos), os problemas com drogas e álcool (uso abusivo ou dependência), as doençasnutricionais (obesidade, anorexia) e os distúrbios osteoarticulares - artrites, artroses, algias da coluna, hérnia de disco (Pegado, 1990).
Todas estas doenças e distúrbios tem etiologia multifatorial, ou seja, não há uma causa única e bem definida para o seu desenvolvimento, sendo vários os aspectos do estilo de vida que vão precipitar seu aparecimento ou não. Algumas destas enfermidades podem serconsideradas como doenças relacionadas ao trabalho, pois o exercício das atividades profissionais pode agravar ou acelerar seu desenvolvimento (Bedrikow, 1987).
Os fatores que influenciam o aparecimento destes tipos de doenças são chamados de fatores de risco e são divididos em modificáveis e não modificáveis. Os fatores considerados não modificáveis são aqueles como idade, sexo e história familiar. Osfatores modificáveis são relacionados ao meio ambiente (onde a pessoa vive e trabalha), ao estilo de vida, incluindo o tipo de alimentação, a atividade física habitual, o controle do estresse e do peso corporal, o consumo de álcool e o tabagismo.
Com o processo de urbanização e desenvolvimento das comunidades, muitos benefícios à saúde foram conseguidos, como o maior controle de doençasinfecto-contagiosas e de fatores da natureza que ameaçavam a integridade física. Entretanto, vários hábitos que foram adquiridos com este estilo de vida moderno, tem proporcionado efeitos negativos à saúde. Pegado (1990) refere-se a isto como sendo a "Síndrome da Inadaptação Funcional ao Estilo de Vida Sedentário".
Algumas características das mudanças ocorridas no estilo de vida das sociedades urbanas...
tracking img