O trabalho docente: relacao teoria e pratica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULO: RELAÇÃO PROFESSORXALUNO: Uma parceria importante para o processo ensino aprendizagem.
Armanda Coelho de Souza Lima
Idaliana de Souza
Orientadora: Profa. Roseane Siqueira

RESUMO: o presente artigo traz reflexões a cerca da relação professor/aluno. O objetivo é refletir como se dá na prática educativa a relação entre os envolvidos, uma vez que a má relação acaba comprometendo oprocesso de ensino-aprendizado do aluno.
PALAVRAS-CHAVES: relação professor/aluno, ensino-aprendizagem, prática educativa.
INTRODUÇÃO:
Refletir como se dá a relação professor x aluno no contexto escolar, nos faz pensar nas diversas realidades que se encontram os alunos quanto ao processo ensino aprendizagem.
Diante do contexto da relação professor x aluno, nos faz perceber o quanto à práticapedagógica é importante para o desempenho tanto para o bom trabalho do professor em sala de aula, quanto para a aprendizagem do aluno. Às vezes o mau desempenho do aluno está relacionado à relação restrita em ambas as partes, talvez por falta de dialogo e interação ou a metodologia utilizada pelo professor não esta sendo acessível aos conhecimentos de todos.
Nesse sentido, é preciso que haja umarelação entre o papel atribuído ao professor de ser o mediador do conhecimento, as diversas concepções de ensino e as atividades didáticas pedagógicas utilizadas como ferramentas importantes para o desenvolvimento do aluno.
Dentro dessa proposta, ganha espaço a organização interdisciplinar dos conteúdos escolares, a valorização das experiências extra-escolar, ou seja, a experiência de vida que oeducando traz consigo. Além de valorizar o trabalho cooperativo tanto dentro quanto fora do espaço escolar, assim como as diversas formas de organização que contribuirão para que haja o relacionamento mais harmonioso entre professor x aluno e o que é mais importante enriqueça o ensino e aprendizagem.
Em vista das inúmeras dificuldades vivenciadas pelo professor e pelo aluno no contexto escolar, opresente artigo tem o propósito de apresentar algumas reflexões sobre o trabalho docente, cujas os desafios e perspectivas são constantes no que se refere a relação professor x aluno.

COMO SE DA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
Diante dos fatos que vivenciamos na maioria dos casos, a relação professor x aluno é um tanto quanto delicada. Atualmente a relação professor x aluno tem comprometido oprocesso ensino aprendizagem, e o que se observa é que isso acontece pelo distanciamento entre ambas as partes, ou seja, a falta de um relacionamento harmonioso, onde haja respeito, interação diálogo. E como estamos falando do dialogo Paulo Feira afirma:
Que o dialogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidariza o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo aser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca da ideias a serem consumidas pelos permutantes. (FREIRE, 1987,pg.45 )
Desse modo, o relacionamento precisa inevitavelmente partir de ambas as partes, onde sejam reconhecidos os conhecimentos da realidade vivenciada pelos alunos. E partindo desseintercambio possa se pensar nas mais variadas metodologias que venham contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Assim, os conteúdos a serem estudados inevitavelmente deverão também partir dos conhecimentos e da realidade de vida, e assim irão reconhecendo-se nessa construção e, portanto, assumindo o controle de sua historicidade, construindo assim, uma sociedade onde os valores comorespeito, solidariedade, responsabilidade e ética.
Por isso, acreditamos num trabalho dentro da concepção libertadora e com fundamentos nos princípios do pensamento como o educador Paulo Freire, ou seja, na educação libertadora, onde o mesmo defendeu por toda a sua vida, uma educação humanista, onde valorizava o amor e a fé nos homens e mulheres como sujeitos capazes de construir sua própria...
tracking img