Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema nervoso
Introdução
O Sistema Nervoso é formado por tecido muito delicado e complexo: o tecido nervoso. Está dividido em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico e o Sistema Nervoso Autônomo.

O Central compreende o Encéfalo e a Medula; o Periférico, os Nervos Cranianos e Raquidianos e o Autômo subdivide-se em Simpático e Parassimpático.


O Parassimpáticona sua quase totalidade, é representado pelo nervo Vago, que inerva todas as vísceras até o intestino grosso na sua parte mais alta, mais ou menos. Tem uma ação moderadora.

O Simpático constitui-se por uma cadeia de gânglios e nervos próximos à coluna vertebral, denominada Tronco Simpático. Sua ação é excitadora.

Tomando por exemplo o sistema circulatório, se, por qualquer circunstância,predominar a ação do simpático, o coração baterá cada vez mais rápido (taquicardia), podendo caminhar para uma insuficiência de oxigenação e infarto. Se, pelo contrário, sobresair a ação do Vago (Parassimpático), ele baterá cada vez em rítmo mais lento, podendo chegar até à completa paralização.

O Vago e o Simpático funcionam com um antagonismo que mantém o equilíbrio interno, automaticamente,equilíbrio esse que é a saúde.

Sistema Nervoso dos Mamíferos


Esquema representativo da organização básica do cérebro de Mamífero.

O sistema nervoso dos mamíferos é bem mais complexo que o dos demais vertebrados. Tal complexidade está associada a formação da camada de substância cinzenta e a subseqüente especialização desta camada para formar o neopálio. Os dois hemisférioscerebrais, resultantes desta evolução, são originários do telencéfalo e possuem muitas circunvoluções na sua superfície, caracterizando a maior complexidade dos cérebros dos mamíferos. Estes dois hemisférios estão ligados entre si pelo corpo caloso. O neopalio é o local da memória e de construção e reconstrução do passado, sendo considerado o centro da inteligência dos mamíferos.
O diencéfaloconsiste de um epitálamo dorsal, um tálamo lateral e um hipotálamo ventral. É o mais importante centro de "reles" entre as áreas sensoriais de diversas modalidades e dos centros cerebrais superiores. O diencéfalo também contribui para a formação da glândula pituitária (hipófise) e da glândula pineal.
O mesencéfalo dos mamíferos é menos importante do que o dos outros vertebrados. Esta região estásubdividida em quatro tubérculos quadrigêmeos. Os dois tubérculos superiores estão relacionados a visão, enquanto que os dois inferiores estão relacionados com a audição.
O cerebelo dos mamíferos é o mais desenvolvido entre todos os vertebrados, e é o centro de controle dos movimentos e do equilíbrio. Outra estrutura típica do cérebro dos mamíferos é a ponte, um centro de reles.
O sistema nervosocentral dos mamíferos (cérebro mais a medula espinhal) está recoberto por três camadas protetoras ou meninges: a pia-mater (a mais interna e em contato direto com sistema nervoso), a segunda meninge ou aracnóide, e a mais externa, a dura-mater. A aracnóide está separada da pia-mater por um espaço cheio de um líquido denominado líquido cérebro-espinhal. A dura-mater está separada da aracnóide peloespaço sub-dural, contendo uma pequena quantidade de líquido.
Os mamíferos possuem 12 pares de nervos cranianos. Os nervos espinhais tem raízes dorsais e ventrais. Os mamíferos possuem quatro plexos, resultantes do intercruzamento das fibras dos ramos ventrais dos nervos espinhais (plexo cervical, braquial, lombar e sacral.
Outra característica dos primatas é o grande desenvolvimento doshemisférios cerebrais, mais pronunciado no gênero Homo. A cabeça dos primatas, com poucas exceções, apresenta uma caixa craniana globular. Normalmente as mandíbulas são estreitas e a face, achatada. A maioria dos primatas tem o nariz pequeno, com o sentido do olfato menos desenvolvido que os demais sentidos. A órbita do crânio é direcionada dianteiramente. Os olhos estão voltados mais para a frente do...
tracking img