O trabalho apresentado consiste em uma aet – análise ergonômica do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 1-Introdução O trabalho apresentado consiste em uma AET – Análise Ergonômica do Trabalho, e com o objetivo de produzir essa AET, o grupo, constituído de seis pessoas, escolheu a empresa E.C GAVINHO ME, com nome Fantasia Mercadão do Ferro, situada na Rua Índia, nº 598, Jardim Caiçara, Cabo Frio/ RJ, sendo importante ressaltar que a utilização do real nome da empresase deu com autorização prévia de seus representantes legais. Fundada em 1997 por dois sócios, a logo da empresa é: “Ferro para construção civil e serralheria”, com público alvo Serralheiros, Engenheiros, Arquitetos e Construtores, oferecendo produtos para venda como vergalhões, colunas, radier, barras de ferro, cantoneiras, tubos, chapas, telhas e miudezas voltadas para o mesmo público. Constituídade vinte e quatro funcionários, sendo dois sócios, um gerente, seis vendedores, um caixa, um chefe de expedição, nove auxiliares, três motoristas e um faxineiro, a empresa funciona das 8h até 17h30min de segunda a sexta e aos sábados de 8h até 12 h. O Mercadão do Ferro possuí apenas três lojas concorrentes na cidade, e tem um alcance de vendas em até seis cidades da região: Cabo Frio, São Pedro,Araruama, Saquarema, Iguaba, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo. A entrega do material é feita por caminhões da própria empresa. O Processo de venda ocorre da seguinte maneira: o cliente chega à loja, é atendido, faz o pedido, recebe uma nota referente ao pedido, paga a mesma no caixa, a nota com o pedido é passada para o chefe de expedição através de uma janela entre o caixa e o depósito, ochefe pega a nota e solicita á um ou dois auxiliares que pegue o material e entregue para o cliente que aguarda do lado de fora da loja. Além de funcionar como distribuidora de ferro na região, a empresa possui três processos produtivos: produção de colunas com estribo de ferro, produção de colunas com estribo de plástico e o processo relacionado ao desenrolo do vergalhão de 6 mm que chega na loja emrolo e deve ser desenrolado através de uma máquina e cortado de 12 em 12 m. Após o corte, o vergalhão é dobrado, de 12 m para 6 m, manualmente por 02 (dois) funcionários em quantidade suficientes para atender as demandas diárias e o condicionamento dos mesmos é feito em local apropriado onde o mesmo é armazenado antes de ser comprado. O processo de dobra está diretamente relacionado à nossa AET eo espaço é o depósito, local onde posto de trabalho está inserido. Foi utilizado, como metodologia para a Análise Ergonômica do Trabalho, o EAMETA, que será apresentado ao longo trabalho.

4

AET – DEPÓSITO DE DESTRIBUIDORA DE FERRO

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 2 – Fluxogramas 2.2 – Fluxograma organizacional da Empresa No fluxograma da Empresa, abaixo esquematizado, é possívelidentificar os postos de trabalho existentes na empresa, e a hierarquia organizacional.

5

Fluxograma 01: Organização da Empresa

Fonte: Arquivos da Empresa

AET – DEPÓSITO DE DESTRIBUIDORA DE FERRO

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 2.2 –Fluxograma do Posto de Trabalho Analisado O posto de auxiliar de serviços gerais, de nossa escolha, possui diversas tarefas atribuídas e com a esquematizaçãoabaixo será possível compreender melhor a escolha. Utilizaremos também a o fluxograma, na demonstração da Matriz GUT.

6

Fluxograma 02: Organização do Posto de Trabalho

Fonte: Arquivos da Empresa

3 – Matriz GUT A Matriz GUT é um método imparcial de análise, com ela estabelecemos a prioridade de situação observada levando em conta a gravidade, urgência e tendência da situação ou ação. Valor 54 3 2 1 Gravidade Os prejuízos ou dificuldades são extremamente graves Muito graves Graves Pouco graves Semgravidade
Tabela 01: Matriz GUT

Urgência É necessária uma ação imediata Com algumaurgência O maiscedopossível Podeesperar um pouco Não tem pressa

Tendência Se nada for feito a situação irá piorar rapidamente Vai piorar a curto prazo Vai piorar a médio prazo Vai piorar a longo prazo...
tracking img