O Texto De Carlos Roberto Jamil Cury

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto de Carlos Roberto Jamil Cury, Políticas da educação: um convite ao tema, parte do esboço histórico do desenvolvimento das políticas sociais para a formulação da ideia de política social (aícompreendidas as políticas educacionais) como resultado das contradições internas das condições históricas, que implicam em si a disputa entre forças sociais.

O esboço histórico desse desenvolvimentoé apresentado compreendendo as políticas sociais como o reconhecimento por parte do Estado das contradições sociais da sociedade urbana industrializada e seus impactos no trabalho e na vida da classetrabalhadora. Reconhecimento esse que se dá a partir da falência do funcionamento dos modelos liberais ( de Locke e Adam Smith), que ativa a intervenção do Estado na garantia de direitos, surgindoassim as primeiras medidas de proteção do trabalho urbano pelo Estado.

Nessa lógica, salienta o autor, que movimentos contraditórios se combinam: por um lado, a mobilização da classe trabalhadora naluta pela conquista desses direitos; por outro, um movimento do próprio Estado, de preservação do Capital, frente a essa mobilização. É sobre essa base, então, que é construído o Estado de Bem EstarSocial, garantindo direitos políticos e sociais, incluídos nesses últimos o direito à educação escolar.

Seguindo o esboço histórico construído no texto, posteriormente, a globalização e o neoliberalismovão incidir sobre o papel do Estado, através da redução de seu papel. Essa trajetória, por sua vez, incide diretamente na garantia dos direitos pelo Estado de Bem Estar Social, que termina por serdeteriorado nos países centrais, trazendo de volta um ultraliberalismo que aparece com consequências sociais ainda mais graves nos países periféricos, sob o jugo do capital financeiro.

Se aprofundandona realidade brasileira desse momento histórico, o autor ressalta características particulares de uma herança de projeto político clientelista e suas consequências políticas, da cidadania como...
tracking img