O terapeuta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO QUADRO “O TERAPEUTA” DE MAGRITTE ATRAVÉS DOS PRESSUPOSTOS DA DASEINANÁLISE
 


A Daseinanálise, também denominada Análise Existencial ou Análise do Dasein foi introduzida porBinswanger e recebeu influência predominante da filosofia de Heidegger. De acordo com Boss (1979), a Daseinanálise permite a compreensão de como o paciente vivencia o seu-mundo, de como se expressam suasescolhas, buscando promover um maior autoconhecimento, autonomia em relação às suas capacidades e potencialidades (Teixeira, 2006).
A existência humana é concebida pela Daseinanálise como umaabertura transparente e estendida, em espaço e tempo, para tudo que vem ao seu encontro no mundo; a essência do existir humano está relacionada à sua possibilidade de poder ver e experenciar aquiloque se oferece a ele, e manter através desse encontro uma livre relação. A forma com que essa relação vai se expressar é peculiar e diversa; mesmo a indiferença já denota uma relação (Mattar e Sá,2008).
O personagem do quadro de René Magritte – O terapeuta- foi expresso numa atitude receptiva, de forma a manter um encontro genuíno com o receptor da imagem; ela não traz em si o rosto desseterapeuta, característica das pinturas de Magritte, mas em seu lugar há a presença de uma capa vermelha e de uma gaiola aberta, com pássaros, que denota clareza e proximidade.
O ser-aí humanoestá sempre em conexão com o outro, nunca é um sujeito individual que se resume a si e nessa coexistência contribuem mutuamente - cada um de acordo com seu modo de “ser-no-mundo-com-o-outro” - para manteraberto esse encontro. De acordo com Boss (1976), a prática terapêutica dessa abordagem está permeada pelo respeito incondicional ao caráter próprio dos fenômenos do existir humano expresso pelaseriedade e aceitação daquilo que são enquanto tais (Mattar e Sá, 2008).
“O terapeuta” aparece carregando de um lado sua bagagem, interpretada como sua teoria, técnicas, sentimentos e história de...
tracking img