O taoismo e o confucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TAOÍSMO
O Taoísmo é uma tradição na qual o espiritual, o cultural, a religião, a filosofia e a ciência não estão separados. Por isso, hoje pode-se encontrar dentro dele elementos que correspondem ao que nós chamamos de religião no Ocidente: os mestres ascensionados, as divindades, as práticas místicas, os mantras cânticos, meditações. Existe uma complexa teologia, e se encontra hoje dentro doTaoísmo um vasto ensinamento filosófico; inúmeros pensadores, numerosos escritos, alguns deles já traduzidos em língua ocidental.
Também se podem encontrar dentro do Taoísmo conhecimentos como os que originaram a Medicina Tradicional Chinesa ou a Astrologia Chinesa. Até conceitos hoje proeminentes nos campos empresarias, como os derivados da Estratégia Clássica Chinesa, tiveram origem na Arte daGuerra, de Sun Tzu, grande mestre taoísta. O Taoísmo apresenta um leque muito amplo
Para se poder atuar em todos esses segmentos e níveis são necessários dois elementos fundamentais. Primeiro, ter um princípio muito sintético, pois somente algo bem sintético é capaz de permear diferentes áreas.
Quando um sistema, uma teoria ou um principia filosófico torna-se complexo e cheio de referencias, elese limita. Daí ele passa a ser “apenas” uma religião, “apenas” uma escola de filosofia ou “apenas” a teoria de uma escola científica ou especulativa.
Há que ser extremamente sintético para poder permear muitas áreas sem gerar conflitos.
O segundo elemento é o princípio da unidade. O próprio conceito de Tao encerra o espírito de indivisibilidade.
O universo é um só. No mundo em que vivemos, todasas coisas estão interligadas. Assim, a religião, a filosofia e todo o conhecimento deveriam estar simplesmente num corpo si.
Contemplar a religião isoladamente seria como olhar para um lado de uma pirâmide de quatro faces e dizer que este é constituída apenas por essa face. A ciência seria outra face, a filosofia outra, inúmeros outros conhecimentos comporiam o quarto segmento dela. Apesar dasdiferentes faces, tal pirâmide é uma só.
Por isso, os antigos mestres taoístas não faziam a separação entre ciência, a filosofia, a religião e os demais elementos. A compreensão de não dividir, de saber e tentar sentir todas as coisas como uma só e vice-las sem conflitos entre si é um dos propósitos dos mestres. Essa é uma das maneiras de viver há muito propostas pelos mestres taoístas. E ébastante possível, bem razoável.
Talvez nossa atual dificuldade para viver isso se deva à ênfase exagerada que as culturas modernas dão à fragmentação das coisas. Mas hoje muitas outras tradições já fazem coro com os mestres taoístas e propõem a convergência, para se poder ver as coisas com olhar único.
Isso não significa unificação radical das coisas. Não se trata de abolir todas as diferenças ediversidades em favor de uma dada abordagem. Não preconizamos uma panacéia do tipo: se está com dor de cabeça, “reze mantra do Lao Tsé”; se está com dor de barriga, “reze mantra do Lao Tsé”; se seu carro quebrou, “reze mantra do Lao Tsé”; se está com dúvidas existências, “reze mantra do Lao Tsé”. Lao Tsé viraria uma “terapia holística”, indicada para todas as mazelas.
Não, não é isso. Há simplesmenteque levar seu carro ao mecânico, tratar suas doenças com o remédio, comprar alimentos na feira, etc. tudo isso com o mesmo espírito, com a mesma essência.
Por isso, o Taoísmo sustenta: a união das coisas está na a essência, e não nos seus fragmentos. Está no seu princípio, não no seu fim. Buscar a união das partes, o encontro e a convergência das coisas na sua essência, e não nos seus fins.
Nãoprocure unificar as coisas nos detalhes, mas nas suas raízes. Procure ver e aceitar uma grande árvore, com suas centenas de ramos, na qual cada galho tem um tamanho, tem uma espessura, um formato e uma quantidade de folhas diferente do outro.
Não procure separar os galhos iguais, nem tente “consertá-la” para que tenham todos a mesma qualidade e a mesma aparência. Deixe cada folha ter seu...
tracking img