Filosofia chinesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
A filosofia chinesa tem uma história de milhares de anos. Como um dos exemplos, O "Livro das Mutações", ou I Ching, introduziu os princípios fundamentais da filosofia chinesa.
A filosofia chinesa tem seus primórdios em priscas eras, com tratados e prolegômenos sobre ética e política. Já na obra Às Margens do Rio de Shi Nai'an há inúmeras referências a o que seria Verdade, o queseria correto ou não. A filosofia chinesa se expande a partir dos estudos dos doutos confucianos, e seu conhecimento, a par da benevolência e justiça são capitais para a escolha dos mandarins e administradores imperiais chineses.
Os conceitos de união com a natureza, os opostos (Yin/Yang) do taoísmo são elementos capitais na filosofia chinesa, caracterizada pela ênfase à benevolência, justiça,retidão e respeito à autoridade. A derradeira parte levou os ideólogos do partido comunista chinês a execrarem por décadas a filosofia chinesa, apoiando o marxismo e o pensamento de Mao Tsé Tung, sobretudo o expresso no Livro Vermelho.
Recentemente estudos aprofundados dos analetos de Confúcio e de Mêncio levaram à reabilitação da filosofia chinesa tradicional junto às autoridades.
Há muito sediscute se haveria uma "filosofia" como um sistema codificado de preceitos, fora do que se entende como filosofia no Ocidente, isto é, os sistemas oriundos da antiga escolástica grega, com estudos sobre epistemologia, ética, moral, e que teriam dado toda a base do pensamento ocidental, passando por Aristóteles, Platão, Sócrates, São Tomás de Aquino, Espinoza, Kant e Husserl entre muitos outros nãomenos importantes.
Os que preconizam a inexistência de uma filosofia de bases não gregas apontam como principal justificativa que todos os sistemas de pensamento de origem oriental (cá inclusa a filosofia chinesa) e africana, seriam sempre especulações acerca de conceitos teológicos, a não constituir uma filosofia dita com propriedade. Isso é um argumento falacioso e incorreto, pois as filosofiasdo Oriente e África também estiveram fora da esfera exclusivamente teológica, abordando temas de ética, estética, entre outros, de modo que dizer que somente o Ocidente possui filosofia seria usar de um argumento não apenas logicamente falho, mas também eurocêntrico e racista.

2. PILARES DA FILOSOFIA CHINESA
Tudo na vida possui dois lados. Pense nos extremos mais comuns: masculino e feminino,dia e noite, quente e frio. Observar a dupla natureza de todas as coisas é a melhor maneira de entender o que representa essa tão famosa bolinha preta e branca que você vê aí do lado: Yin e Yang são as duas energias essenciais do universo, que influenciam tudo o que existe, de forma dinâmica, sempre em mutação. O ar, por exemplo, pode se apresentar como uma brisa calma e refrescante, ou então comoum furacão devastador. Com as pessoas, é a mesma coisa: em um dia podemos estar extrovertidos e calorosos; em outro, retraídos e introspectivos. Essa variação denota o predomínio de energia Yin (calma, luminosa, quente) ou de Yang (agitada, noturna, fria). Interagindo entre si o tempo todo, essas duas forças nos influenciam e determinam a maneira como cada um de nós percebe a realidade e expressao que sente e pensa. Dessa forma, mantêm o mundo em constante transformação.

3. TAO TE CHING
O Tao Te Ching ou Dao de Jing, comumente traduzido pelo nome de "O Livro do Caminho e da sua Virtude", é um dos antigos escritos chineses mais conhecidos e importantes. A tradição diz que o livro foi escrito em cerca de 600 a.C. por um sábio que viveu na Dinastia Zhou chamado Lao Tzi ("VelhoMestre"), como um livro de provérbios relacionados com o Tao, e que acabou servindo como obra inspiradora para diversas religiões e filosofias, em especial o Taoísmo e o Budismo Chan (e sua versão japonesa o Zen).
As diversas correntes do pensamento religioso e filosófico através dos tempos atribuiram milhares de interpretações diferentes ao sentido do Tao Te Ching. Porém, o tema principal do livro é...
tracking img