Filosofia indiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia Indiana
Ao contrário dos gregos, os hindus desprezaram a física e a cosmologia em favor da ontologia e podem ser considerados os verdadeiros fundadores da lógica e dametafísica. Taranto narra a visita de um filósofo hindu a Sócrates, e o Timeu de Platão é de nítida inspiração hinduísta.
Filosofia Chinesa
O estudo da Filosofia Chinesa postulaque a realidade deve ser vista de acordo com o “Tao” sendo o princípio de tudo. Segundo Lao Tse “o Tao que pode ser explicado não é o eterno Tao, o nome que pode ser descrito não éo nome invariável”. O que isto quer dizer é que o eterno Tao não pode ser traduzido por palavras e nem tampouco pode ser definido o nome invariável, porque as palavras não são maisdo que símbolos e, definir é limitar-se, é restringir.
História do pensamento chinês
A filosofia chinesa tem seus primórdios em priscas eras, com tratados e prolegômenos sobreética e política. Já na obra Às Margens do Rio de Shi Nai'an há inúmeras referências a o que seria Verdade, o que seria correto ou não. A filosofia chinesa se expande a partir dosestudos dos doutos confucianos, e seu conhecimento, a par da benevolência e justiça são capitais para a escolha dos mandarins e administradores imperiais chineses.
Filosofiaocidental
Filosofia ocidental é o nome dado ao desenvolvimento da Filosofia no mundo ocidental.
Difere da filosofia oriental em diversos aspectos.
Há uma controvérsia acerca daaplicação do rótulo filosofia tanto ao caso do pensamento ocidental quanto do oriental. A questão é determinar o quanto o pensamento oriental, caracterizado pela profunda religiosidade epelo foco na própria prática da vida humana, pode ser comparado com o pensamento ocidental, que, com algumas exceções, sempre foi mais voltado à contemplação especulativa do mundo
tracking img