Questoes de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário de Geografia – Raízes da Ciência Econômica – Respostas
1ª) As bases doutrinárias são compostas pelo o Mercantilismo, Liberalismo, Keynesianismo e o Neoliberalismo; estudavam a economia e as relações em cada nação, cada qual com seus pensamentos e teorias; houveram 4 fases, o Comercia, Industrial, Financeiro e Informacional, entre as fases, houveram vários teóricos, entre eles,Thomas Mun, Jean-Baptiste Colbert, Adam Smith, David Ricardo, John M. Keynes, Joan Robinson, Alexander Rustow e Milton Friedman. Cada teórico tinha sua teoria que era implantada pra a evolução da economia, cada qual tinha sua opinião, e elas eram expressar em cada fase do capitalismo, alguns concordavam e discordavam entre sim, mais todas elas tiverem resultado significativo, tanto na época difundidacomo nos dias de hoje.
2ª) Na antiguidade grega apareceram apenas algumas ideias econômicas fragmentadas em estudos filosóficos ou políticos, mas sem muito sucesso dos trabalhos nos campos da Filosofia, Ética, Política, Mecânica ou Geometria. Os autores gregos não apresentaram pensamento econômico independente, trataram apenas de conhecimentos práticos da administração doméstica.
Na antiguidaderomana, não houve um pensamento econômico geral e independente, embora a economia de troca fase mais intensa em Roma do que na Grécia. A unidade econômica do vasto império, mantida por meio de notáveis redes rodoviárias e de intensa navegação, transformaram Roma em centro de influências dos produtos de todas as províncias, mas as preocupações dos romanos limitaram-se fundamentalmente a políticade modo que sua contribuição à economia foi quase nula.
Na idade média, surgiu a atividade econômica regional e inter-regional organizou-se em corporações de ofício, generalizaram-se as trocas urbano-rurais, retomou novo impulso o comércio mediterrâneo. A igreja procurou moralizar o interesse pessoal, reconheceu a dignidade do trabalho, condenou as taxas de juros, buscou o preço justo, amoderação dos agentes econômicos e o equilíbrio dos atos econômicos. Mas o pensamento medieval também era dependente da subordinação religiosa seria substituída pela preocupação metalista.

3ª) As áreas subordinadas era a Filosofia ou Política, houver consequências, a partir do momento em que a subordinação religiosa foi substituída pela preocupação metalista, o governo da nação só se preocupava emconquistar metais preciosos, ou seja, proibiram saída de metais preciosos e a entrada de mercadorias estrangeiras, então queriam enriquecer o país apenas com metais, e nada estrangeiro, o que só faz enriquecer o poder e a população teria q produzir o seu produto e só poderia comercializar entre eles, enfraquecendo a nação.
4ª) A doutrina mercantilista defendia a intervenção do Estado na economia e oprotecionismo, onde o objetivo principal era fortalecer o poder e aumentar a sua riqueza nacional via o acúmulo de metais preciosos. Houver várias transformações que marcou o início do mercantilismo, como as transformações intelectuais, religiosas, transformação do padrão vida, políticas, geográficas e econômicas. Vários autores tem destacado a grande função histórica do mercantilismo, na passagemda economia regional para a nacional, houve várias falhas onde propuseram pouco tempo depois resultados significativos, e um pensamento econômico moderno. Embora seja pouco significativa a contribuição do mercantilismo à construção da análise econômico-cientifica, onde houve algumas obras que marcaram o mercantilismo.
5ª) A política Colonial Mercantilismo consistia em explorar a colônia ao máximoretirando todos os metais preciosos, e impedia que nela se desenvolvessem qualquer atividade econômica que mesmo remotamente pudesse fazer concorrência com a metrópole, com isso nada poderia ser plantado em excesso, que ao vender fosse concorrência à metrópole. Então o governo só queria beneficiar a ele mesmo, a metrópole, enriquecendo-a.
6ª) Foi pouco significativo por conta do apego...
tracking img