O sus: surgimento e atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes da criação do SUS, a saúde não era considerada um direito social. Porém com constituição de 1988 afirmou-se a importância de promover a saúde como direitofundamental de cidadania, cabendo ao Estado a obrigação de garanti-lá a todos. O Sistema Único de Saúde (SUS) surgiu com a finalidade de alterar a situação de desigualdade naassistência à saúde da população.
O SUS está amparado por um conceito ampliado de saúde, pois a doença deixa de ser vista não apenas como a ausencia de doença, mas sim comoqualidade de vida. No SUS todos têm direito aos serviços que são gratuitos e oferecidos de maneira integral (sem restrições, carência, etc). O atendimento oferecido deve seruniversal, igual para todos, sem discriminação. E garante eqüidade, pois deve oferecer os recursos de saúde de acordo com as necessidades de cada um.
Assim, o Brasilpassa ter um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que abrange desde um simples atendimento ambulatorial até um complexo transplante de órgãos. Porém a nossarealidade mostra, ainda, uma população com dificuldades de acesso, comprovada pela existência de filas nos ambulatórios e nos prontos socorros dos hospitais públicos, nasquais esperam por atendimento médico adequado.
As verbas federais repassadas aos estados e municípios, é insuficiente para bem atender a todos os programas do Ministerio daSaúde e as necessidades da população. A saúde tem sido negligenciada em prol de uma política econômica restritiva e de acordos políticos particularistas. Mudanças sãonecessárias e esperadas, para que o Sistema Único de Saúde venha a atender de forma eficaz, garantindo assim que a população consiga acesso de qualidade aos serviços de saúde.
tracking img