A agricultura no mundo atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A POSIÇÃO ATUAL DA AGRICULTURA NO MUNDO
Na área de comercio internacional sobre questões da agricultura, há um enorme impasse, considerando os subsídios que os países ricos dão, internamente, e aliberalização de tarifas aduaneiras para esses produtos. Essas questões vêm se arrastando desde 2001, quando os países membros da Organização Mundial de Comércio – OMC se reuniram em Doha, capital doQatar, para traçar as linhas mestras do livre comércio de produtos agrícolas, reunião que ficou conhecida como a Rodada de Doha.

As negociações estão centradas em definir as modalidades de produtosque poderão ter tratamento diferenciado nos capítulos de agricultura e bens industriais, na hora de cortar tarifas de importação ou subsídios. Outra questão polêmica será a disputas entre países pelomercado europeu de bananas, que pode travar a negociação em torno da definição da lista de produtos agrícolas considerados tropicais, que teriam acesso mais fácil a um mercado liberalizado.

Umgrupo de países exportadores latino-americanos recusou a proposta da União Européia de reduzir suas barreiras para o produto nos próximos sete anos. Liderados pelo Equador, eles exigem uma liberalizaçãoprofunda, que lhes permitam competir em igualdade de condições com os países do chamado ACP (África, Caribe e Pacífico), países mais pobres, beneficiados, atualmente, por um sistema preferencial deisenções de tarifas na Europa.

A questão básica dessa reunião se dá em torno da concessão de subsídios que os países ricos dão a seus produtos, prejudicando a entrada de produtos agrícolas de outrospaíses, que, também, enfrentam questões internas. O Presidente Sarkozy já criticou, repetidamente, as ofertas de seu negociador-chefe sobre as ofertas do comissariado do comércio e alertou que nãopermitirá novas concessões no capítulo agrícola.

Por outro lado, a representação comercial americana sofre forte pressão do Senado dos Estados Unidos, para não aceitar um corte maior nos subsídios...
tracking img