O supervisor como formador de professores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE TIJUCUSSU



TEREZINHA FATIMA LESSIO HERRERIA





O SUPERVISOR ESCOLAR COMO FORMADOR DE PROFESSORES



SÃO CAETANO DO SUL
2010


FACULDADE TIJUCUSSU




TEREZINHA FATIMA LESSIO HERRERIA







O SUPERVISOR ESCOLAR COMO FORMADOR DE PROFESSORESTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação Tijucussu, como requisito parcial para a obtenção do grau de Especialista em Psicopedagogia Institucional e Cl[ínica


Orientador: Profª Danielle Rezera





SÃO CAETANO DO SUL
2010
SÃO PAULO
2010Dedicamos

A nossa família, pela paciência e
compreensão durante nossas ausências.
AGRADECIMENTOS





A Deus, pela oportunidade de mais essa conquista.

Aos Professores, pela orientação, disponibilidade e atenção nos esclarecimentos de dúvidas.

Aos colegas de curso de pós-graduação, pela agradável convivência.
















RESUMO

Para refletir sobre aimportância e estratégias de uma supervisão escolar voltada para a formação de professores autônomos, reflexivos e pesquisadores, empreendemos este trabalho, que tem como foco uma visão contemporânea do supervisor numa escola de qualidade. Sua importância está em redimensionar a função do supervisor na escola, para que compreenda seu papel na coordenação de um projeto de formação de sua equipe comconteúdos claros e consistentes. Este trabalho é composto de três capítulos, abordando no primeiro, capacidades exigidas para um educador atender a demanda da sociedade atual, rodeada por meios de comunicações e informações, que exigem da escola uma nova razão de existência, voltada para a formação global do individuo. No capítulo 2, refletimos sobre as atribuições do supervisor numa escola dequalidade, visando um olhar especial para o trabalho da equipe de professores, orientando-os nesse novo paradigma de educação, mostrando assim a importância de compreender o sistema educacional atual e, por fim, estratégia para a prática formativa do supervisor, viabilizando estratégias de reflexão – ação – reflexão da prática pedagógica, formando professores atualizados e responsáveis, para atuaremcom alunos críticos e participativos.







SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................ 6

1 QUALIDADES EXIGIDAS PARA UM EDUCADOR CONTEMPORÂNEO......... 7

2 O PAPEL DO SUPERVISOR NUMA ESCOLA DE QUALIDADE...................... 11

3 FORMAÇÃO REFLEXIVA DEPROFESSORES................................................. 16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................24

REFERÊNCIAS........................................................................................................24












INTRODUÇÃO

Falar sobre o papel do supervisor enquanto formador de professores abrange sua responsabilidade diante aoobjetivo principal da educação escolar: a formação do aluno.
Foi a partir dessa idéia que resolvemos nos fundamentar para refletir sobre a função do supervisor e, dessa forma, ressaltar sua prática para melhor desempenhar essa tarefa.
Pensar no supervisor como administrador da instituição escolar é tarefa dispensável nas exigências da educação moderna, na qual, trilha-se um novo modo de se apoiarna educação, voltado para suas demandas.
Com essa reflexão, vemos a importância de aprofundarmos nossas pesquisas e fundamentos em estudiosos que buscam bases para formar supervisores que saibam formar professores, principal agente da educação.
No primeiro capítulo, refletimos sobre a evolução da educação e de suas exigências num mundo contemporâneo, fundamentando assim o trabalho na...
tracking img