O stabat mater de f. poulenc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Goiás
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
Literatura e Repertório Coral III
Prof. Ângelo Dias
Rodrigo Teixeira Borges dos Santos e Amorim




1) O stabat Materde F. Poulenc é divido em 12 partes (pequenos movimentos), mas apesar disso conserva uma continuidade carregada de dramaticidade . Com relação a estrutura da peça é clara a preferência de Poulencpela forma conhecida como “miniatura musical” e por isso a subdivisão de um único texto em 12 partes como nessa obra.


2) Os doze pequenos movimentos possuem uma relação através de temasrecorrentes ocorrendo hora modulações, hora alternância rítmica de um movimento para o outro. Esses elementos citados pode ser observador entre os seguintes movimentos:

Stabat mater dolorosa / O quamtristis


Fac ut ardeat / Quando Corpus


Fac ut porten / Inflammatus et accensus


3) Existem dois tipos de Stabat Mater, o Dolorosa  e o Speciosa, sendo usado liturgicamenteo primeiro. O Speciosa comemora Maria junto à manjedoura; o  Dolorosa retrata o sofrimento de Maria na cruz. O Speciosa contem 13 stanza (duplas) de 6 linhas; o dolorosa, 10. O Dolorosa é o executadono mundo da Música Sacra Erudita. O texto em latim usado por Poulenc é o Texto usado no Vaticano e não o tradicional, o texto usado no Vaticano possui as seguintes alterações:


• Estrofe 13,linha 1: Não "Fac-me tecum, torta, flere", mas "Fac-me realmente tecum flere"



• - Stanza 14, line 2: Not "Et me tibi sociare" but "Te libenter sociare"**Estrofe 14, linha 2: Não "et tibisociare mim", mas "Te libenter sociare"



• - Stanza 17, line 3: Not "Et cruore Filii" but "Ob amorem Filii"Estrofe 17, linha 3: Não "Et cruore Filii", mas "Ob amorem Filii"



• -Stanza 18, line 1: Not "Flammis ne urar succensus" but "Inflammatus et accensus"Estrofe 18, linha 1: Não "Flammis ne urar succensus", mas "Inflammatus et accensus"



Há ainda a relação entre...
tracking img