A guerra do fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra do Fogo

O filme retrata um período na pré-história e dois grupos de hominídeos. O primeiro, que quase não se diferência dos macacos por não ter fala e se comunicar através de gestos e grunhidos, é pouco evoluído e acha que o fogo é algo sobrenatural por não dominarem ainda a técnica de produzi-lo; o outro grupo é mais evoluído e tem uma comunicação e hábitos mais complexos, comoa habilidadede fazer o fogo. Esses dois grupos entram em contato quando o fogo da primeira tribo é apagado em uma guerra com uma tribo hominídeos mais primitivos, que disputam pela posse do fogo e do território. Noah, Gaw e Amoukar (membros do primeiro grupo) são destacados então para uma jornada para trazer uma nova chama acesa para a tribo. Nesse caminho deparam -se com um grupo decanibais, e resgatamde lá Ika, uma mulher pertecente ao grupo mais evoluído. Do contato com essa mulher, os três caçadores do fogo aprendem muitas coisas novas, já que ela domina um idiomamuito mais elaborado que o deles, assim como domina também a técnica de produção do fogo. Levados por diversas circunstâncias a um encontro com a tribo de Ika, percebem que há uma maneira diferente de viver; observam as diferentesformas de linguagem, o sorriso, a construções de cabanas, pintura corporais, o uso de novas ferramentas, e mesmo um modo diferente de reprodução.

O filme aborda a pré-história tendo como meta retratar como decorreu a vida do homem há 80.000 anos atrás, quando a terra era habitada por seres primitivos, vivendo em cavernas, em grupos nômades, especificando a espécie Homo Sapiens tendo ao ladoanimais pré-históricos, como o tigre dente-de-sabre, o mamute, entre outros a qual o filme se refere, observando sua evolução ao longo do tempo, suas descobertas e costumes, tendo objetivo central, de acordo com o nome do filme, revelar como decorreu a descoberta do fogo.
A guerra do Fogo tem como enredo a briga entre dois grupos de homínidios que tinham hábitos diferentes de vida por não estarem namesma fase de evolução. É evidente que por se passar na pré-história o filme não apresenta diálogos.E a única linguagem que se vê são as ações dos personagens, gritos , grunhidos e pela linguagem corporal.
O enredo se desenvolve mostrando uma constante luta entre pequenos grupos tribais para manter a posse de uma chama de fogo, que é disputada como algo vital, pois além de oferecer apossibilidade da ingestão de alimentos trabalhos, em forma de assados, ajudava também, a combater o frio e a espantar, principalmente, as alcatéias de lobos.
A tribo Ulan é utilizada como personagem central ,vivendo em torno de uma fonte natural de fogo, onde é atacada por lobos e macacos, perdendo durante a luta o fogo que mantinha acesso a todo custo.Não sabendo como reacende-lo.
Ao longo do filme trêsmembros saem em busca de uma nova chama pela floresta, onde no caminho eles passam pelos mais variados problemas e parecem ganhar mais consciência e razão a cada novo obstáculo superado.
Depois de vários dias andando e enfrentando animais pré-históricos ,a natureza e o desconhecido, eles encontram a tribo Ivakas, que sabia como fazer fogo.
Para que o segredo seja revelado, eles seqüestram umamulher Ivaka. A crueldade e o rude conhecimento de ambas as tribos vão sendo revelados.A procura do fogo, elemento que será fundamental para sua sobrevivência, porém ali, permanece como um mistério o qual ninguém sabia comandado a sua criação.
Como foi dito anteriormente, as duas tribos tinham hábitos diferentes por estarem em etapas distintas de evolução.
Enquanto o primeiro grupo, a tribo Ulamtinha o fogo como um fenômeno sobrenatural, cultuando-o, pois não tinham noção como fazê-lo, o segundo grupo, a tribo Ivakas, dominava a tecnologia do fogo.
Enquanto a linguagem na tribo Ulan não estava muito distante dos primatas, pois baseava simplesmente em gritos e grunhidos, se assemelhando a animais irracionais, a tribo Ivakas tinha uma comunicação mais completa, pois os sons eram mais...
tracking img