Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO











































Prof. Geraldo Daré Pereira








INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO


As instituições que compõem e dinamizam a sociedade moderna não funcionam ao acaso. Precisam ser administradas. Essas instituições são chamadas de organizações.


CONSTITUIÇÃODAS ORGANIZAÇÕES

As organizações são constituídas de pessoas que administram conhecimentos, recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.
Há uma estreita interdependência das pessoas com as organizações, pois as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro das organizações. Por outro lado, as organizaçõesprecisam das pessoas para que possam funcionar.


TIPOS DE ORGANIZAÇÕES

As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas. Com tamanhos, características, estruturas e objetivos diferentes. Existem dois tipos de organizações:
a)- Organizações lucrativas ( chamadas de empresas ).
b)- Não lucrativas ( como exército, igreja, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizaçõesnão-governamentais etc. ).

Obs:
A sociedade moderna depende das organizações. Ela é basicamente uma sociedade de organizações.

Para que as organizações possam ser adequadamente administradas, elas precisam ser estudadas, conhecidas e analisadas, assunto que é tratado com mais profundidade na teoria das Organizações.


CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO

Administração nada mais é do que a conduçãoracional e estratégica das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. Não é uma atividade rotineira que depende de certos hábitos ou conhecimento profissional.


COMPOSIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

A administração trata do planejamento, da organização ( estruturação, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorre dentro daorganização. Portanto, a administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações.
A Teoria Geral da Administração – TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular.


A IMPORTÂNCIA DO ADMINISTRADOR

Em cada organização, o administrador desenvolve estratégias, define missões,estabelece objetivos e metas, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, efetua diagnósticos, soluciona problemas, impulsiona inovações, aplica e gerencia conhecimento, cria valor. No fundo, ele é um gerador de riqueza, seja material ou financeira, seja intelectual.

Obs:
As vezes, um administrador é bem sucedido em uma empresa e pode não ser em outra.


TIPOS DE HABILIDADES IMPORTANTES PARA OADMINISTRADOR

O administrador deve possuir três tipos de habilidades para trabalhar com sucesso: são elas, habilidade técnica, humana e conceitual.
a)- Habilidade Técnica:
Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas com base em sua educação e experiência profissional.
É a habilidade de fazer as coisas concretase práticas ficarem muito relacionadas com o hardware disponível.
b)- Habilidade Humana
É a habilidade de lidar com as pessoas, ou seja, comunicar, compreender atitudes específicas com base na educação e experiência profissional. Deve ter habilidade para com as pessoas, objetivando educá-las, ensiná-las, liderá-las e motivá-las continuamente.
c)- Habilidade Conceitual
Consiste na capacidadepara lidar com idéias e conceitos abstratos, extraídos de filosofias e princípios gerais de ação. Deve ter habilidade para tratar de idéias globais, valores e princípios que permitam saber onde chegar, definir o comportamento e as ações futuras necessárias, capacidade de diagnósticos ( para solução de problemas ) e de visão futura ( para geração de novas idéias e inovação ).




A combinação...
tracking img