O simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O
Simbolismo
(último movimento poético do século XIX)
'' Nomear um objeto significa suprimir as três quartas partes do gozo de uma poesia, que consiste no prazer de adivinhar pouco apouco.
sugerir, eis o sonho.''
O que foi?
O simbolismo foi um movimento literário e poético, também presente nas artes plásticas e teatro.
chamado Decadentismo, clara alusão a decadência dosvalores estéticos vigentes até então.
Surgiu em oposição ao Realismo e ao Naturalismo da época.
Onde e quando?
França- 1881
principais
características:

Musicalidade
A musicalidade é uma dascaracterísticas mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlaine, que em seu poema ''art poétique'', afirma: ''De la musique avant toutechose...'' ('' A música acima de tudo...'') Para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram mão de alguns recursos, como por exemplo a aliteração, que consiste na repetiçãosistemática de um mesmo fonema consonantal, e a assonância, caracterizada pela repetição de fonemas vocálicos.
subjetivismo
Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do quepela visão mais geral. A visão objetiva da realidade não desperta mais interesse, e sim está focalizada sob o ponto de vista de um único individuo. Dessa forma, é uma poesia que se opõe à poéticaparnasiana e se reaproxima da estética romântica, porém mais do que voltar-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do ''eu'', buscam o inconsciente, o sonho.
Transcendentalismo
Um dosprincípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objetivamente os elementos da realidade. ênfase no imaginário e na fantasia. para interpretar a realidade, os simbolistasse valem da intuição e não da razão ou da lógica. O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do gênero, transmite a ideia de uma Observação pelo branco.
Sinestesia
Abusa-se da...
tracking img