Simbolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Simbolismo

O Simbolismo foi uma escola literária do fim do século XIX, que surgiu na França como reação ao Realismo e, ao Parnasianismo. Essa escola caracterizou-se por apresentar uma visãosubjetiva, simbólica e espiritual do mundo.
A primeira obra simbolista foi “As Flores do Mal”, de Charles Baudelaire, datada de 1857. No en-tanto, o termo Simbolismo foi usado pela primeira vezsomente em 1886, por Jean Moréas, que divul-gou um manifesto no qual afirmava que simbolismo era o único termo capaz de designar as tendências artísticas da época.
No Brasil, o Simbolismo começouem 1893, com a publicação de dois livros: Missal (prosa) e Broquéis (poesia), ambos de Cruz e Sousa. Estendeu-se até o ano de 1922, data da Semana de Arte Moderna. Diferente do que aconteceu naFrança, onde o Simbolismo sobrepôs-se ao Realismo e ao Parnasianismo, no Brasil o Simbolismo foi quase inteiramente abafado por esses movimentos, que tive-ram muito prestígio entre as camadascultas do país.
Na realidade, no final do século XIX e início do século XX, três tendências caminhavam parale-las: o Realismo em suas manifestações (romance realista, romance naturalista e poesiaparnasiana); o Simbolismo, situado à margem da literatura acadêmica da época; e o Pré Modernismo, com o apareci-mento de alguns autores preocupados em denunciar a realidade brasileira, comoEuclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, entre outros.
O movimento simbolista chegou ao seu fim com a Semana de Arte Moderna, que neutralizou to-das essas estéticas e traçou novos edefinitivos rumos para a literatura brasileira.
O Simbolismo no Brasil teve um caráter poético. A prosa praticamente não existiu, uma vez que, quando houve prosa, ela foi poesia em prosa e pode serencontrada na obra de Cruz e Sousa. Os prin-cipais autores dessa escola no país foram: Cruz e Sousa, representante máximo da estética simbolista brasileira, Alphonsus de Guimaraens, e Pedro Kilkerry.
tracking img