O significado do trabalho em tempos de reestruturação produtiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O significado do trabalho em tempos de reestruturação produtiva
RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos; LÉDA, Denise Bessa. O significado do Trabalho em tempos de reestruturação produtiva. […], 2005.

“Pormuito tempo o significado de trabalho foi associado a fardo e sacrifício.”
A origem da palavra trabalho já integrava um conceito de ruim de labor. A palavra trabalho tem procedência do latimtripalium, significando instrumento de tortura. Na Grécia Antiga os cidadãos livres desprezavam o trabalho. No Cristianismo Antigo, trabalho era visto como um meio de punir os pecados cometidos.
“Aconcepção de trabalho como fonte de identidade e auto realização humana, foi constituída a partir do Renascimento.”
Após o Renascimento, o mundo passa a ter uma nova concepção de trabalho, haja vista que,a partir desse movimento, o trabalho torna-se algo essencial ao desenvolvimento e crescimento do homem e até mesmo passa a ser “chave” para a sua liberdade. O trabalho apresenta visões colidentes,uma vez que induz as pessoas a terem vivências conflitantes. Destarte, há que se falar em duas perspectivas diferentes, correspondendo, a primeira, a um modo negativo e a segunda a um modo positivo,estando o trabalho às vezes visto como, por exemplo, um castigo divino, outras, como possibilidade de crescimento profissional.
“O grau máximo de realização com o trabalho se dá na época da produçãoartesanal […] Com a Revolução Industrial a emoção é retirada do local de trabalho.”
O artesão tem total intimidade com o seu trabalho, posto que acompanha todo o processo de construção do objeto,pressupondo-se assim que ele possui grande afinidade com aquilo que produz. No pós-Revolução Industrial, verifica-se que há a introdução da racionalização na produção, as pessoas ficam submissas ao sistemacontrolado e o trabalho passa a integrar a Sociedade Industrial como atividade central da vida humana, absorvendo o maior espaço de tempo possível.
“Uma nova forma de organização e do trabalho...
tracking img