O senhor das moscas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado tenta ser, uma análise/ reflexão cinematográfica do filme “O senhor das Moscas”, escrito por Willian Golding em 1955 e adaptado para cinema por Peter Brook em 1963, relacionando as teorias sociológicas abordadas na unidade curricular de Sociologia da Educação, bem como a sua importância formativa em contexto da prática docente.

Fazendo uma breve sinopse dofilme, à luz das temáticas abordadas na unidade curricular, o filme aborda o comportamento humano e os seus desvios comportamentais às normas socialmente estabelecidas, dum grupo de adolescentes cadetes que sobrevivem a um acidente aéreo e ficam limitados ao espaço de uma ilha deserta, onde não são controlados nem vigiados pelos adultos, que consideram ser os “controladores” das suas vidasquotidianas, bem como, as atitudes e comportamentos existentes na cultura juvenil, onde as relações de poder e liderança entre os grupos de pares do sexo masculino, são visíveis, num contexto extra escola.

“Nada de pais, nada de professores, nada de academia, nada de garotas”.

Assim, na luta pela sobrevivência, consideram necessário a existência de um “líder“, cuja finalidade seria a deestabelecer regras para a procura de alimentos e estratégias de aviso para que o resgate seja possível.

À medida que as dificuldades surgem, surgem também as divergências e conflitos de poder e liderança. Ralph que inicialmente foi eleito líder por maioria do grupo de “acampamento”, como lhe designaram, vê-se confrontado com Jack, que se recusa a participar nos trabalhos, provocando a divisão doselementos do grupo, tornando-se assim um líder “rebelde”.

No desenrolar do filme, Ralph, sente-se cada vez mais isolado, mas não cede às suas convicções, que considera serem as mais adequadas para a sobrevivência de todos, que, mantendo a sua estratégia de comportamento, acaba por originar atitudes de violência dos restantes elementos da “tribo”, nome utilizado para designar o grupo “rebelde”.Neste sentido, apesar da educação elitista e meritocrática que tiveram, alguns elementos regridem à origem selvagem do homem, criando rituais e atos de violência, desrespeitando as “leis” de socialização que lhes foram incutidas culturalmente, chegando a matarem-se uns aos outros, por medo do desconhecido.

ANÁLISE/REFLEXÃO

Numa primeira abordagem considero relevante analisar o título dofilme “O senhor das Moscas”, simbolizado pela colocação de uma cabeça de animal espetada num pau, como “isco” para o “monstro” que consideram existir na ilha.
Esta atitude dos jovens perante o “monstro” poderá ser uma analogia, ou mais precisamente, uma materialização do medo, de algo que não conseguem ver, mas consideram que existe.
“A inspeção funciona constantemente. O olhar está alerta em todaa parte” (Michel Foucault, 1999)
Abordando segundo a teoria de Foucault (1999), este “monstro”, pode ter como origem o “controle”, que considera ser o “sistema panóptico”, ou o “panóptismo”, ponderando a existência de um observador anónimo, que controla os comportamentos, e consequentemente, o medo que sentem, ser a consciência permanente desse “controle disciplinador”, sobre os seus desvioscomportamentais, já que os atores “cadetes” do filme, provêm de uma academia militar, na qual, é imposto uma exigência comportamental de reeducação disciplinar padronizada, considerada necessária à socialização dos indivíduos, onde o “sistema panóptico“ é utilizado, ou seja, o poder e controle sobre os comportamentos dos indivíduos, está em todo o lado. Neste sentido, o “monstro” é tambémsimbolizado pela presença do adulto na ilha, que por instinto e medo, acabam por matar, sem terem consciência desse ato.

No desenrolar do filme é possível observar a importância dada à disciplina, quer seja a já adquirida, através da Instituição escolar, quer seja a necessária para a sobrevivência do grupo na ilha. Como Ralph diz: “Temos que ter regras rígidas e atribuir castigos”.
À medida que os...
tracking img