Aspectos importantes do livro: a origem do estado da família e da propriedade privada - engels

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Teoria Política II

1- Explique os mecanismos de organização da gens Iroquesa e porque Engels a apresenta como primeira forma de organização gentílica.
Segundo Engels, Morgan toma como forma clássica de gens primitiva os Iroqueses, e, em especial os senekas. Nessa tribo haviam oito gens, cada um dos quais com o nome de um animal. Todas essas gens eram caracterizadas pela eleiçãodo sachem, que é um dirigente em tempos de paz, e o cacique, um tipo de chefe militar. A gens possuia um conselho, a assembléia democrática de seus membros adultos, homens e mulheres, todos com o mesmo direito de voto. Esse conselho elegia e tinha o poder de depor o sachem e o chefe militar, em sintese, era o poder soberano da gens. A gens Iroquesa é considerada a primeira forma de organizaçãogentílica, pois, foi comprovadamente dela que derivaram a genea grega e a gentes dos romanos, gens baseadas na organização da gens americana, onde cada grupo de consaguìneos era designado por nomes de animais, e a divisão em fratrias e tribos caracteriza fielmente a organização dos indigenas americanos, forma primeira de organização em gens, salientando que a gens é uma instituição comum a todos osbárbaros até sua passagem á civilização.

2- Descreva a organização gentílica e social grega antes da criação do Estado, relacionando com o surgimento deste.
Quando os gregos surgiram na história, eles já estavam bem a frente das tribos americanas. Nesta, o direito materno já havia dado lugar ao direito paterno, com isso, a riqueza privada que havia abriu a primeira brecha na constituiçãogentílica. Assim como na gens Iroquesa, as gens eram organizadas em fratrias e estas em tribos, a fatria aparece em Homeno como uma unidade militar e tinha também o direito e o dever de castigar o homicida que matasse um de seus membros, além disso tinha festas e santuários comuns; A fratria tinha ainda um chefe e assembléias cujas decisões tinham força de leis, um tribunal e uma administração. Ospovos das tribos, fatrias e gens, já viviam em cidades muradas.
Nas tribos, a autoridade permanente era o conselho , que primitivamente era composto por chefes de gens e depois formado por um grupo de individuos eleitos, onde posteriormente com a instituição do Estado, o conselho se coverteu em senado. Ainda, havia a existência da Assembléia do povo onde todos tinham o direito de falar, aassembléia era soberana e decidia como instância derradeira. O chefe militar na gens grega era chamado de basileu, que devia ser ou eleito pelo povo, ou confirmado pelos orgão representativos deste. Além de suas atribuições mlitares, o basileu tinha atribuições religiosas e judiciais; estas últimas indeterminadas, mas as religiosas concernentes á sua condição de representante supremo da tribo ou dafederação de tribos.
Na constituição grega, podemos perceber ainda com muito vigor a antiga organização gentílica, mas já é possível observar tambem o começo de sua decadência: o direito paterno, com heranças co haveres pra os filhos, facilitando a organização de riquezas na família e tornando esta um poder contrário à gens, repercutindo sobre a cosntituição social pela formação dos primeirosrudimentos de uma nobreza hereditária e de uma monarquia, onde o roubo e a captura de gado, escravos e tesouros, chegaram a ser uma fonte regular de enriquecimento, faltava apenas uma coisa, uma instituição que não só assegurasse as novas riquezas individuais contra as tradições comunistas da cosntituição gentilica, mas que consagrasse a propriedade privada. Em suma, uma instituição que não só perpetuassea nascente divisão da sociedade em classes, mas tambem o direito de a classe possuidora, explorar a não possuidora e o dominando os menos favorecidos. Essa instituição nasceu. Inventou-se o Estado.
3- Apresente a origem do Estado Grego e origem do Estado Romano.
* Origem do Estado Grego: A partir do momento em que nos territórios das fratrias e tribos, fixaram residência, habitantes que,...
tracking img