O segredo da boa leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO:

Linguagem, língua, linguística.



















Salvador

2012









FICHAMENTO:

Linguagem, língua, linguística.









































Linguagem, língua, linguística.

PETTER, Margarida: Linguagem, língua, linguística. In. FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística. 6. ed. SãoPaulo: Contexto, 2011.

P.11-“ A linguagem verbal é, então, a matéria do pensamento e o veículo da comunicação social. Assim como não há sociedade sem linguagem, não há sociedade sem comunicação.”

P.11-“Como realidade material - organização de sons, palavras, frases - a linguagem é relativamente autônoma; como expressão de emoções, ideias, propósitos, no entanto, ela é orientada pela visão demundo, pelas injunções da realidade social, histórica e cultural de seu falante.”

P.12- “ O interesse pela linguagem é muito antigo, expresso por mitos, lendas, cantos, rituais ou por trabalhos eruditos que buscam conhecer essa capacidade humana.”

P.12-“ Inicialmente, foram razões religiosas que levaram os hindus a estudar sua língua, para que os textos sagrados reunidos no Veda nãosofressem modificações no momento de ser proferidos.”

P.12-“ Os gregos preocuparam-se, principalmente, em definir as relações entre o conceito e a palavra que o designa, ou seja, tentavam responder à pergunta: haverá uma relação necessária entre a palavra e o seu significado?”

P.12-“ Dentre os latinos, destacam-se Varão que, na esteira dos gregos, dedicou-se à gramática, esforçando-se por defini-lacomo ciência e como arte.”

P.12- “ O estudo comparado das línguas vai evidenciar o fato de que as línguas se transformam com o tempo, independentemente da vontade dos homens, seguindo uma necessidade própria da língua e manifestando-se de forma regular.”

P.13- “ Os estudiosos compreenderam melhor do que seus predecessores que as mudanças observadas nos textos escritos correspondentes aosdiversos períodos que levaram, por exemplo, o latim a transforma-se, depois de alguns séculos, em português, espanhol, italiano, francês, poderiam ser explicadas por mudanças que teriam acontecido na língua falada correspondente.”

P.13- “ Antigamente, a Linguística não era autônoma, submetia-se às exigências de outros estudos, como a lógica, a filosofia, a retórica, a história, ou a críticaliterária. O século XX operou uma mudança central e total dessa atitude, que se expressa no caráter científico dos novos estudos linguísticos, que estarão centrados na observação dos fatos da linguagem.”

P.13- “ O trabalho científico consiste em observar e descrever os fatos a partir de determinados pressupostos teóricos formulada pela Linguística, ou seja, o linguista aproxima-se dos fatosorientados por um quadro teórico específico.”

P.13- “ O que é linguagem? Está implícito na formulação desta pergunta o reconhecimento de que as línguas naturais, notadamente diversas, são manifestações de algo mais geral, a linguagem.”

P.14- “ Saussure considerou a linguagem heteróclita e multifacetada, pois abrange vários domínios; é, ao mesmo tempo, física, fisiológica e psíquica; pertence aodomínio individual e social; não se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos humanos, pois não se sabe como inferir sua unidade.”

P.14-“ A língua é uma parte essencial da linguagem, segundo Saussure.”

P.14-“ A língua é para Saussure um sistema de signos – um conjunto de unidades que se relacionam organizadamente dentro de um todo. É a parte social da linguagem, exterior ao indivíduo; nãopode ser modificada pelo falante e obedece às leis do contrato social estabelecido pelos membros da comunidade.”

P.14-“ O conjunto linguagem-língua contém ainda um outro elemento, conforme Saussure, a fala. Afala é um ato individual; resulta das combinações feitas pelo sujeito falante utilizando o código da língua; expressa-se pelos mecanismos psicofísico( atos de fonação) necessários à...
tracking img