Um caso de amor com a vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Currículo Escolar
Rubem Alves inicia a conversa tecendo uma crítica sobre o conteúdo dos currículos, destacando, principalmente, o contexto literário que, muitas vezes, traz textos obscuros e descontextualizados, acabando por inibir o interesse do aluno que não se enxerga dentro daquela realidade. Ele também critica métodos de avaliação voltados para a Interpretação de texto que acabam dandoorigem à produção de um novo texto, já que é impossível saber exatamente o que se passava pela cabeça do autor no momento da sua produção literária.
Ecologia
Rubem Alves considera Ecologia o principal tema a ser abordado na Educação. As questões ambientais são fundamentais para uma boa prática educativa, por estarem diretamente relacionadas à preservação da vida.
Leitura, Escrita e Elaboração deTexto
Ouvir uma leitura é o melhor caminho para se tornar um bom leitor. Para tal, é preciso favorecer esta aprendizagem disponibilizando material adequado e organizando o ambiente de forma agradável para a realização dessa prática. Por meio da observação é que se estabelece o desejo de descobrir os segredos das letras, afirma.
Quanto à elaboração de texto, Rubem Alves acredita que é precisoincorporar elementos do ambiente para que tudo o mais ganhe sentido, para que dessa apropriação, se estruture uma identidade com o meio, estimulando o desejo de produzir textos. Não basta propor temas para as crianças, é preciso construir esse processo junto com elas.
O Papel do Professor
Rubem Alves compara a sala de casa à sala de aula. Na sala de casa, local em que as famílias se reúnem paraconversar sobre vários assuntos, assistir e ouvir diferentes mídias, desejos de se informar e de conhecer mais são provocados em função dos diálogos e das informações trazidas pelos veículos de comunicação. O mesmo ocorre na sala de aula. São os diálogos os fios condutores, que estabelecem relações entre alunos e professores, estimulando a busca pelo conhecimento. Diante dessa afirmação, qual é omaior desafio do professor?
Muitos responderiam que o maior desafio está em transmitir o conhecimento, porém, para Rubem Alves, quando se provoca o desejo de conhecer, uma estapa do desafio foi vencida. E como isso é possível? Ora, somente a pergunta faz com que aprendamos. O ato de perguntar conduz à procura pela resposta e essa procura não é nada mais nada menos do que a busca pelo conhecimento.
Oprofessor auxilia o aluno a encontrar as respostas de que ele precisa. Este processo denomina-se “ação cooperativa” e pode transformar a escola. Mas por que na maioria das vezes isso não ocorre? Porque em muitos casos é preciso mudar a cabeça e o coração do professor que comumente se vê apenas como aquele que transmite, ao passo que se ele mesmo se enxergasse muito mais que o centro do processo,ou seja, se o professor se sentisse parte dele, a própria sociedade mudaria sua visão.
O Professor de Educação Infantil
O professor de educação infantil é, para a criança, como uma espécie de feiticeiro, de mestre zem, um verdadeiro mágico. O espaço lúdico, o jogo de liberdade de imaginação, da troca, do estabelecimento do senso de dignidade e da confiança é que farão a diferença neste contexto.A criança deverá encontrar no professor um centro manso no qual ela poderá girar e se desenvolver tranquilamente e sem medo. Nesta fase, não deve haver preocupação quanto à alfabetização que esconde os seus segredos na forma como as histórias são apresentadas e não nas letras, sílabas e palavras. É o encanto que desperta na criança o desejo de descobrir o segredo que a leitura encerra. Assim comoocorre o princípio da oralidade é que se estrutura a aprendizagem da língua como um todo. A criança aprende a falar ouvindo o que os outros falam e é pela observação que elas vão construindo o seu conhecimento. Contudo, esse processo não se dá uniformemente. É preciso respeitar o momento de cada um, podendo variar de criança para criança, dependendo do meio em que ela está inserida, dos...
tracking img