O retrato de dorian gray

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Retrato de Dorian Gray
O sonho da eterna juventude. Viver para sempre está entre os desejos mais antigos da humanidade e sendo assim, mitos sobre a imortalidade, como a fonte da juventude,tornaram-se tão fortes que embora antigos, ainda permeiam o mundo das produções teatrais, cinematográficas e claro, literárias. Porém poucas obras mostram o valor moral e o possível lado mais obscuro doeterno sonho de viver para sempre e sendo assim, acho que posso dizer que existem poucos livros como o “Retrato de Dorian Gray”, único romance escrito pelo dramaturgo irlandês Oscar Wilde.
O livroretrata a história de Dorian Gray, um rico e jovem membro da aristocracia inglesa do século XIX. Possuidor de uma beleza invejável, o jovem tem um retrato seu pintado por seu amigo Basil Hallward, que nelecompleta sua obra prima. Embriagado pela própria beleza exposta no quadro e enraivecido pelo fato de que ele terá que envelhecer enquanto sua imagem no retrato mantém-se eternamente jovem, em ummomento de desespero este faz um estranho pedido, de que a pintura envelhecesse em seu lugar. Desejo este que é atendido e assim Dorian passa a manter-se jovem enquanto o retrato “guarda” não somente osanos de sua vida, mas também os pecados de seu caráter.
Escrito praticamente todo a base de diálogos, (reflexo de um escritor que tem nas peças teatrais a base de sua produção literária), o autor deixaque as conversas transmitam toda a personalidade de seus personagens, suas angustias e seus estilos de vida. Trabalho no qual é muito bem sucedido. Seguindo um ritmo um tanto truncado, devidoprincipalmente ao uso freqüente de um vocabulário mais rebuscado, o livro recheia-se de diálogos bastante extensos e expositivos para que possamos acompanhar de perto a natureza dos envolvidos na história.Personagens estes que se mostram extremamente cativantes e figuras como a da alegre e ingênua Sybil Vane, o apaixonado Basil Hallward ou o frio e mortas de Lord Henry, são apenas alguns exemplos da...
tracking img