Bingo da citologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BINGO DAS CÉLULAS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA

Silva, K. O1; Anic, C. C.2; Costa, M. R. B3; Lobato, E. P. C4; Brito, B. C. S.5
1 Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus-Centro, 2Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus-Centro, 3 Instituto Federal do Amazonas – Campus Manaus-Centro, 4Colégio Brasileiro Pedro Silvestre (SEDUC) e 5Instituto Federal do Amazonas – CampusManaus-Centro
milavocal@hotmail.com1 - cinara@ifam.edu.br2 - mlet28@yahoo.com.br3 - paulalobatostm@hotmail.com4 - barbara.christie.souza@hotmail.com5

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma alternativa para se trabalhar o conteúdo de citologia de maneira mais dinâmica e eficaz, já que o mesmo por ser um conteúdo abstrato e dependente da imaginação dos alunos, desperta umgrande desinteresse por parte destes. Na procura de novas formas metodológicas de ensino, surgiu o interesse pelo lúdico, assim como a partir dele, de se promover a aprendizagem. Aplicou-se um questionário com os graduandos da turma de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com o intuito de verificar as possibilidades de aplicação do Bingo das Células em salade aula, assim como também a visão que os futuros docentes teriam a respeito do jogo como ferramenta de auxílio na aprendizagem. Os dados coletados, a partir do questionário de avaliação, indicaram a visão positiva dos alunos em relação à utilização, não só dos jogos didáticos, em sua maioria, mas também do Bingo das Células, foco principal deste artigo e que ao longo do período, até ser aplicadocom os graduandos, sofreu algumas modificações, para melhor ir se adequando as necessidades dos alunos, assim como também para servir de auxílio para o professor dentro de sala de aula.

Palavra – chave: Jogos educativos; Citologia; Ensino de Ciências; Educação; Ensino de Biologia.

Abstract

This article aims to present an alternative to cytology work content in a more dynamic andeffective, since the same content to be abstract and dependent on the imagination of students, arouses a great lack of interest of these. In search of new ways of teaching methodology, the interest at play as well as from it, to promote learning. We applied a questionnaire with the graduating class Degree in Biological Sciences, Federal Institute of Amazonas (IFAM), in order to verify the possibilities ofapplication of Bingo Cells in the classroom, as well as the view that future teachers have about the game as a tool to aid in learning. The data collected from the evaluation questionnaire indicated a positive view of the students regarding the use not only of educational games, mostly, but also cells of Bingo, the main focus of this article and throughout the period, to be applied to thestudents, has undergone some changes for the better go if fitting the needs of students, as well as to serve as an aid to the teacher within the classroom.

Key - words: Educational games; Cytology; Science Teaching, Education, Teaching of Biology.



1. INTRODUÇÃO

O ensino de Ciências, ao longo do tempo, vem sofrendo uma série de modificações e atualizações no que diz respeito às suasmetodologias, já que no panorama de tantos avanços tecnológicos, o mesmo não poderia ficar estagnado.
Como se sabe, o ensino de Ciências, especificamente da Biologia, apresenta diferentes possibilidades de ser trabalhado em sala de aula. Entretanto, o quadro atual que se pode visualizar é um ensino defasado, limitado ainda ao quadro branco e ao livro didático, salvo exceções.
OsParâmetros Curriculares de Ciências Naturais (BRASIL, 1997) recomendam a necessidade de que, para o ensino de Ciências, é necessária a construção de uma estrutura que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciências, suas relações com as tecnologias e com a sociedade.
As teorias científicas oferecem modelos lógicos, que...
tracking img