O renascer da democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Praticamente desaparecida durante a Idade Média (domínio da nobreza guerreira), a democracia, fundada na Grécia Antiga, somente ressurge a partir das Revoluções Americana (de 1776) e Francesa (de1789), cujas constituições foram inspiradas nas teorias da soberania popular extraídas da filosofia política de Jean-Jacques Rousseau (O Contrato Social, de 1762). O filósofo havia invertido a idéia desoberania, retirando-a do rei para transferi-la para o povo, que se manifestava através da vontade geral, aferida por eleições periódicas.

Documentos básicos
Os dois documentos básicos destaressurreição da democracia nos tempos contemporâneos foram A Declaração de Independência dos Estados Unidos (4 de julho de 1776) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto de 1789).Desde então, mesmo nos países que mantiveram a monarquia até os dias de hoje, como a Grã-Bretanha, a Holanda, a Bélgica e os países escandinavos, procedimentos democráticos assumiram de fato ocontrole da vida política. Entretanto, ainda que o governo "do povo, pelo povo e para o povo" (famosa definição de democracia do presidente Abraão Lincoln) tenha ganhado adeptos, ele continuou sendominoritário até bem recentemente.

A raridade da democracia
Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, somente os Estados Unidos e seus aliados europeus (Grã-Bretanha, França, Bélgica, Holanda,Alemanha Ocidental e Itália, e os países escandinavos) podiam ser apontados como nações democráticas. Mesmo com a derrota do nazi-fascismo, Portugal e Espanha, por exemplo, ainda continuaram por algumtempo obedientes ao regime autoritário de Oliveira Salazar e do general Franco.

Os países do Leste Europeu que ficaram sob a órbita da União Soviética (URSS) foram proclamados como "democraciaspopulares" para se distinguirem dos aliados dos americanos. Contudo, em todos eles (países bálticos, Alemanha Oriental, Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Albânia, Iugoslávia, Bulgária) imperava a...
tracking img