Trigonometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMOCRACIA


Democracia ( do grego demos, "povo" e kratein, "governar"), sistema político pelo qual as pessoas de um país exercem sua soberania mediante a forma de governo que tenham decidido estabelecer. Nas democracias modernas, a autoridade suprema é exercida em sua maior parte pelos representantes eleitos pelo sufrágio popular em reconhecimento da soberania nacional. Esses representantespodem ser substituídos pelo eleitorado de acordo com os procedimentos legais de destituição e referendo. Nas monarquias constitucionais típicas, como no caso da Grã-Bretanha, Espanha e Noruega, são eleitos apenas os parlamentares, que, por sua vez, escolhem o primeiro-ministro, a quem cabe formar um gabinete.
Embora costumem ser utilizados indistintamente, os termos democracia e república não sãosinônimos. A democracia pressupõe a participação popular na nomeação dos governantes, algo que nem sempre ocorre com as repúblicas, muitas delas ditatoriais ou submetidas a um regime de partido único.

A DEMOCRACIA NA GRÉCIA E ROMA ANTIGAS
O governo do povo teve um importante papel nas democracias da era pré-cristã. Diferentemente das democracias atuais, as democracias das cidades-estados daGrécia clássica e da República Romana eram democracias diretas, onde todos os cidadãos tinham voz e voto em suas respectivos órgãos representativos. Não se conhecia o governo representativo, desnecessário devido às pequenas dimensões das cidades-estados, que dificilmente tinham mais de 10 mil habitantes. A democracia das primeiras nações européias não pressupunha a igualdade de todos os indivíduos,já que a maior parte do povo, constituída por escravos e mulheres, não tinha reconhecido seus direitos políticos. Atenas, a maior das cidades-estados gregas regida por um sistema democrático, restringia o direito de voto aos cidadãos nascidos na cidade. A democracia romana era semelhante à ateniense, embora às vezes concedesse a cidadania a quem não era de origem romana. O estoicismo romano, quedefinia a espécie humana como parte de um princípio divino, o judaímo e cristianismo, que defendiam os mesmos direitos aos menos privilegiados e a igualdade de todos perante Deus, contribuíram para o desenvolvimento da democracia moderna.
A República Romana degenerou no depotismo durante o Império. As cidades livres das atuais Itália, Alemanha e Países Baixos seguiram aplicando alguns princípiosdemocráticos durante a Idade Média, em especial no autogoverno do povo através das instituições municipais. Os escravos deixaram de constituir o maior percentual das populações nacionais. À medida que o feudalismo desaparecia, surgia, por sua vez, uma classe média comercial e rica que dispunha dos recursos e do tempo necessários para participar nos assuntos de governo. Ressurgia assim um espírito deliberdade baseado nos antigos princípios gregos e romanos. Os conceitos de igualdade de direitos políticos e sociais se desenvolveram muito durante o Renascimento, e mais tarde durante a Reforma protestante na luta pela liberdade religiosa.

EUROPA OCIDENTAL E ESTADOS UNIDOS
Começando com a primeira rebelião popular contra a monarquia, que ocorreu durante a Guerra Civil Inglesa (1642-1649), queculminou com a execução do próprio rei Carlos I, as ações políticas e revolucionárias contra os governos autocráticos europeus resultaram no estabelecimento de governos republicanos, alguns autocráticos, embora com uma tendência crescente para a democracia. Esse tipo de ação foi inspirada e liderada em grande parte por filósofos políticos, sobretudo pelos franceses Charles-Louis de Secondat,barão de Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau e pelos estadistas norte-americanos Thomas Jefferson e James Madison.
Antes que acabasse o século XIX as monarquias mais significativas da Europa Ocidental haviam adotado uma constituição que limitava o poder real e entregava uma parte considerável do poder ao povo. Em muitos desses países foi instituído um corpo legislativo representativo criado à...
tracking img