Manual apollo13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO - “Houston, temos um problema”. Com esta frase, em 13 de abril de 1970 o astronauta americano James Lovell, comandante da missão Apollo 13, anunciou a seus chefes e ao mundo que sua nave não iaconseguir chegar ao destino, a Lua. No lugar disso, teve início uma intensa batalha para trazê-lo e seus colegas Jack Swigert e Fred Haise de volta à Terra sãos e salvos.
Parte deste drama - queserviu de base para o filme “Apollo 13”, estrelado por Tom Hanks e lançado em 1995 – agora está a venda. O manual onde Lovell calculou a mão os novos dados de navegação do danificado módulo de comandoOdissey para transferi-los ao módulo lunar Aquarius, usado como “bote de salva-vidas” na emergência, faz parte de leilão marcado para esta quarta-feira.
Junto com o manual vão a leilão pela casa HeritageAuctions em Dallas, no estado do Texas, outros objetos que fizeram a história da conquista espacial. A estimativa inicial é de que o preço do manual chegasse a US$ 25 mil, mas na manhã desta quartaos lances já alcançavam os US$ 45 mil[->0].
- Poucos artefatos da era espacial são tão emocionantes e importantes quanto este pequeno bloco de anotações – disse Michael Riley, historiador da HeritageAuctions, ao jornal britânico “Telegraph”. - Sem esses cálculos bem-sucedidos e a rápida transferência da informação de um computador para o outro a tripulação da Apollo 13 não teria como saber sualocalização no espaço, provavelmente fazendo com que o resultado da missão já fracassada fosse bem diferente.
Depois de quatro dias de muita luta, criatividade e riscos, Lovell, Swigert e Haiseconseguiram trazer a Apollo 13 de volta, pousando com segurança no Oceano Pacífico em 17 de abril de 1970.

Leia mais sobre esse assunto emhttp://oglobo.globo.com/ciencia/manual-com-calculos-que-salvaram-apollo-13-vai-leilao-3352864#ixzz1fQpdxATz
© 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast,...
tracking img