O regime militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERALDO ACRE – UFAC
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
CURSO DE BACHARELADO EM HISTÓRIA – CBH
DISCIPLINA: HISTÓRIA DO BRASIL IV
DOCENTE: SANDRA TEREZA CADIOLLI BASÍLIO
DISCENTE: THAIRINI BRAGA

O REGIME MILITAR
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS

RIO BRANCO – ACRE
2012.

O Regime Militar
9.7.1 Os problemas econômicos
Simonsen tentou impor uma política de restrições eacabou deixando o Ministério do Planejamento, pois sua idéia afetaria aqueles que se beneficiavam do crescimento da inflação, como os empresários nacionais.
Delfin assume o cargo, cujo foi considerado o homem do milagre, por chegar a felicidade tão sonhada de crescer economicamente e ao mesmo tempo controlas a inflação. Mas, esta experiência durou pouco, pois ocorreu um segundo choque nopetróleo, o que elevou os preços e agravou o problema do balanço de pagamentos, onde as taxas internacionais de juros subiram cada vez mais complicando a obtenção de empréstimos e os prazos de pagamento.
A recessão de 1981 - 1983 trouxe pesadas conseqüências. Após os indicadores do PIB serem estabelecidos o resultado de 1981 mostrou uma queda de 3,1%, e nos últimos três anos de 1,6%, onde os setores maisatingidos foram as indústrias de bens de consumo durável. Em 1980 a inflação atingiu o índice anual de 110,2%, em 1981 caiu para 95,2% e subiu para 99,7%, chegando a uma estagflação, ou seja, estagnação econômica e inflação.
Em 1982, apesar da situação, o mercado internacional agia de modo sombrio e houve um relaxamento no controle das economias.
Do lado brasileiro, tecnicamente insolvente, opaís batia no peito alegando que não era o México, que logo declarou – se em moratória e pediu socorro ao FMI, porém esta foi sua única saída para receber uma ajuda financeira e tentar restaurar sua credibilidade internacional. Mas houve mais um problema, o Brasil não cumpria o acordo feito com o FMI, o que levou aos credores internacionais a não concederem novos prazos de pagamento, e nem taxasmais favoráveis de juros, como fizeram com o México.
Apesar de tudo o esforço feito para melhorar a economia deu certo. Em 1984 foi reativada pelo crescimento das exportações, dando destaque aos produtos industrializados. Mas naquele mesmo ano a inflação continuou subindo e chegou a 223% ao ano.
“Dentre as várias causas da inflação, destacamos sua relação, na aparência surpreendente, com o êxitodas exportações. Como se explica isso? A receita obtida pelos exportadores em dólares não vai nessa moeda para o bolso dos exportadores, mesmo porque uma parte dela se destina a atender aos compromissos da dívida externa. Ela é trocada pelo governo em moeda nacional. Como as contas do governo não apresentam saldos positivos, isto é, as receitas não superam as despesas, o governo só pode obtermoeda nacional para pagar os exportadores emitindo moeda ou títulos de dívida adquiridos por bancos, empresas e pessoas físicas. Qualquer dessas duas hipóteses gera inflação.”
9.7.2 Continuação da abertura política
Figueiredo prosseguiu na abertura da política, e em 1979 tirou da oposição a sua luta pela anistia. A lei da anistia continha restrições e fazia uma importante concessão à linha – dura.O comando das iniciativas ficou nas mãos do General Golberi e do ministro de justiça Petrônio Portela.
“O processo de abertura continuou a ser perturbado no governo Figueiredo pela ação da linha – dura. Bombas explodiram em jornais da oposição e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.”
Bombas foram espalhadas por todos os lados causando muitas mortes. O governo fazia de tudo para encobrir osfatos e os verdadeiros culpados, chegando ao ponto de substituir um coronel que estava realizando uma investigação séria. “O pedido de demissão de Golberi da chefia da casa civil, em agosto de 1981 teve certamente a ver com a manipulação do inquérito.”
9.7.3 As modificações eleitorais e políticas
A legislação eleitoral aprovada em1965 armou – se contra os defensores do poder. As eleições foram...
tracking img