Problemas climticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemas Climáticos.

Os problemas climáticos, apesar de não muito frequentes até a primeira metade do século XVIII, existiram e foram superados. Porém, as secas de 1777-1778 e 1790-1793 foram responsáveis pelos primeiros impasses desenvolvimentistas do criatório do Ceará e pela falência das charqueadas. Com a “seca dos três setes”, como foi conhecida a maior delas, o Ceará não apenas perdeuparte do rebanho, como ganhou um competidor no comércio da carne seca: o Rio Grande do Sul. O declínio das charqueadas e da criação de gado deu lugar a uma outra atividade econômica: a plantação do algodão. Com o algodão, rompeu-se o exclusivismo pastoril no Ceará. Posteriormente, este produto assumiu o papel de destaque na economia cearense, surgindo a importância de Fortaleza como centro coletore exportador. O advento da ferrovia e a abertura de rodovias reforçaram o papel polarizador de Fortaleza, restando às cidades do interior a função de centros de redistribuição de produtos industrializados produzidos ou adquiridos em Fortaleza e de centros coletores da pequena produção das fazendas interioranas. A maioria dessas áreas de produção elegeu a Capital como centro de remessa de algodão,em detrimento do porto de Aracati, a montante da foz do Jaguaribe, de acesso menos fácil aos barcos de maior tonelagem. Com o emprego de navios a vapor, após 1860, o porto do Aracati tornou-se inviável mesmo no Fortim, o que, juntamente com os outros fatores, conduziu a cidade à estagnação.

Efeito Estufa.
O efeito estufa (português brasileiro) ou efeito de estufa (português europeu) é umprocesso que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planetaaquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global. O IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Organização das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) noseu relatório mais recente[1] diz que a maior parte deste aquecimento,observado durante os últimos 50 anos, se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.
Os gases de estufa (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (CFxClx) absorvem alguma radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida devolta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30 °C mais quente do que estaria sem a presença dos gases «de estufa».
Um dos piores gases é o metano, cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono, é produzido pela flatulência dos ovinos e bovinos, sendo que a pecuária representa 16%da poluição mundial. Cientistas procuram a solução para esse problema e estão desenvolvendo um remédio para tentar resolver o caso. Na Nova Zelândia pensou-se em cobrar-se taxas por vaca, para compensar o efeito dos gases emitidos.
Camada de Ozônio.
Tudo começou com um fenômeno importante para a manutenção da vida, foi a transformação de parte do oxigênio que se acumulava na atmosfera emozônio. Isso graças à interação das radiações ultravioletas do sol nas altas camadas da atmosfera. Essas reações originaram uma verdadeira barreira de ozônio, filtrando e impedindo a penetração de quantidades excessivas de raios ultravioletas, que são nocivos à vida.

A camada de ozônio é uma "capa" desse gás (ATMOSFERA) que envolve a Terra e a protege de vários tipos de radiação, sendo que a...
tracking img