O que e arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2489 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Trabalho da disciplina
Nutrição e Técnica Dietética

Professora Meire Braga

Integrantes do grupo:

João Victor
Daniel Lieb
Mauro Noleto
Thales Phillip
Aldemir Borges
Alessandra Ávila

Belo Horizonte – Novembro/2009

Introdução

A busca por uma qualidade de vida melhor aumentou significamente nos últimos anos. As pessoasprocuram se cuidar alimentando-se de maneira saudável e segura.

Por isso, os produtos orgânicos vêm ocupando espaços cada vez maiores nas prateleiras dos mercados.

Mas, o que são esses produtos orgânicos?

São frutas, hortaliças, grãos, laticínios e carnes produzidos com respeito ao meio ambiente e sem utilizar substâncias que possam colocar em risco a saúde dos produtores e consumidores.

Nagastronomia, os alimentos orgânicos conferem melhor sabor e realçam o aroma das receitas, enriquecendo todo o preparo. A introdução de produtos orgânicos nos cardápios dos restaurantes tem sido uma forma de valorizar seus pratos e marcar uma posição de responsabilidade desses estabelecimentos com o desenvolvimento sustentável.

Este trabalho tem como objetivo esclarecer como é feita a produção,os benefícios, a importância econômica, os cuidados, a higienização e os aspectos nutricionais destes alimentos

Definição

É fato que a base de nossa saúde está na alimentação e que uma dieta rica em verduras, legumes e frutas é quase uma garantia de uma boa qualidade de vida. As dúvidas começam a surgir quando, na era do agrotóxico, questionamos a procedência desses alimentos e o “modoartificial” como foram produzidos. Infelizmente, hoje vale tudo em nome do aumento da produtividade e do lucro. Com isso, surgem as perguntas: será que quando comemos uma verdura, por exemplo, estamos realmente comendo algo natural? Qual é a segurança que temos para afirmar que uma salada crua é mais natural e saudável que legumes cozidos?
A resposta a esse tipo de indagação vem com o que chamamos dealimentos orgânicos, que são todos aqueles produzidos em sistemas que não utilizam agrotóxicos ou insumos artificiais em sua produção, como inseticidas, herbicidas, fungicidas, nematicidas ou adubos químicos. Por conceito, eles também não podem ser organismos geneticamente modificados (OGM), como os transgênicos.
Esses alimentos priorizam a preservação da saúde do homem, dos animais e do meioambiente. Sua definição na lei nº 10.832, de 23 de dezembro de 2003, ainda afirma que o sistema orgânico de produção é aquele que busca aperfeiçoar o uso de recursos naturais e socioeconômicos, respeitar a integridade cultural das comunidades rurais e reduzir a dependência de energias não-renováveis.
Para um alimento processado ser considerado orgânico e receber o selo de qualidade, é preciso queele contenha pelo menos 95% de ingredientes originados da agricultura orgânica.

Padrões a serem seguidos na produção
Um alimento orgânico segue alguns critérios de produção diferentes do processo tradicional utilizado na agricultura de hoje em dia. Nesse método tudo é planejado e controlado de forma a causar o menor impacto nos recursos naturais, gerar alimentos de melhor qualidade e valorizara comunidade produtora.
Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. A “filosofia orgânica” nasce do resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.). O objetivo é buscar a conservação do meio ambiente mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os sereshumanos.

De forma geral, a agricultura orgânica é baseada em três idéias:

• Cultivo natural: é proibido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e artificiais e conservantes no processo de produção;

• Equilíbrio ecológico: A produção respeita o equilíbrio microbiológico do solo. O processo fica mais sustentável, não degradando a biodiversidade;

• Respeito ao homem: o trabalhador tem que ser...
tracking img