O Que Um Servidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é um servidor?1
Em resumo, um servidor é, basicamente, um computador mais potente do que seu desktop comum. Ele foi desenvolvido especificamente para transmitir informações e fornecer produtos de software a outros computadores que estiverem conectados a ele por uma rede. Os servidores têm o hardware para gerenciar o funcionamento em rede wireless e por cabo Ethernet, normalmente através deum roteador.

Eles foram desenvolvidos para lidar com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade.
Os servidores também oferecem ferramentas de gerenciamento remoto, o que significa que um membro da equipe de TI pode verificar o uso e diagnosticar problemas de outro local.Isso também significa que você pode executar manutenções de rotina, como adicionar novos usuários ou alterar senhas.
Para que serve um servidor? Tipos de Servidores? 2
Como o nome já diz máquina que oferece recursos para a rede ou um computador numa rede compartilhado por múltiplos usuários, e pode ser tanto o hardware quanto o software, ou apenas o software que faz o serviço. Por exemplo,"Servidor Web" pode ser o software servidor em um computador que também execute outras aplicações, ou pode se referir a um computador dedicado apenas a executar uma aplicação servidora de Web. 
Existem vários tipos de servidores os mais conhecidos são: 

Servidor de Domínio: Responsável pelo controle de contas e usuários. 

Servidor DHCP: Este serviço permite que as máquinas clientes sejam configuradasem "Obter um endereço IP automaticamente", não havendo a necessidade de configurar manualmente cada máquina da rede com um endereço IP diferente. 

Servidor de Impressão: O nome já diz tudo. Uma máquina com uma impressora conectada de forma que clientes possam usá-la como ela estivesse conectada localmente. 

Servidor de Arquivos: Maquina contendo arquivos a serem lidos ou gravados por outrasmaquinas da rede. 

Servidor de Comunicação: Usado no caso de a rede acessar a Internet usando um provedor discado local (ISP) ou um provedor de acesso através de linha dedicada (IDSN, ADSL, entre outros. 

Servidor de DNS: Permite criar um banco de dados para a conversão de endereços IP em nomes e vice-versa. 
Servidor de WEB: Você pode instalar um servidor de WEB para hospedar sites, podendo serpúblicos (Internet) ou privados (Intranet) 
Servidor de Email: Serve para armazenar e enviar mensagens destinadas aos usuários da sua rede. 
O que é DHCP?
Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host, ou simplesmente DHCP), é o nome de um protocolo TCP/IP que oferece serviços de configuração dinâmica em redes.
O DHCP surgiu como padrão em outubro de 1993, tornando-seo sucessor do BOOTP, um protocolo que embora fosse mais simples, tornou-se limitado diante das atuais exigências para redes e conexões.
O DHCP é responsável pelo gerenciamento e distribuição dos endereços de rede, para cada maquina que se conecta a ela. Exemplo;

Esquema de funcionamento de um servidor DHCP!
Ex: Resumidamente, o DHCP trabalha da seguinte forma:  Um dispositivo com suporte aoprotocolo envia uma requisição DHCP e os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar em alguns critérios) com um pacote com informações como um endereço IP, máscara de rede e outros dados opcionais, como servidores de DNS, o gateway padrão.
O DHCP é um protocolo muito importante para o funcionamento da maioria das redes atuais e é uma ferramenta essencial paraos administradores de rede, por permitir configurar grandes quantidades de dispositivos em rede, sem qualquer configuração manual.
O protocolo tem configuração abrangente e pode trabalhar de três modos: automática, dinâmica e manual.
1. O modo automático é o mais simples e possibilita administrar um grande parque de máquinas na rede sem muitas complicações;
2. Já o modo dinâmico é idêntico...