O que fazer para a empresa obter um certificado iso 14000? ela deverá possuir um sistema de gerenciamento ambiental (sga)! como isso pode ser feito?há regras!! a iso 14000 é uma norma elaborada pela international

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1391 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ISO 9000

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover anormatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão daqualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.
[pic]

| |

O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO 9000?
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça. A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.O propósito da ISO é desenvolver epromover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 130 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.
O que é a série ISO 9000?
A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústriaespecífica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.

.

A série é composta das seguintes normas:
• ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário.• ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - requisitos.
• ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance.
• ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental.
A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR 9000.
Que tipo de informação encontramos na série ISO 9000?
A ISO 9000 e a ISO 9004 são guias ea ISO 9001 representa requisitos de Sistema da Qualidade para uso em situações contratuais, que exijam a demonstração de que a Organização fornecedora é administrada com qualidade. Mais detalhadamente temos:
• ISO 9000 - descreve os fundamentos do sistema de gerenciamento da qualidade e especifica a sua terminologia.
• ISO 9001 - Especifica os requisitos do Sistema da Qualidade para uso onde acapacidade da organização de prover produtos que atendam ao cliente e aos requisitos regulatórios precisa ser demonstrada.
• ISO 9004 - Fornece diretrizes para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os processos para melhoria contínua, que contribui para a satisfação dos clientes da organização e outras partes interessadas.
• ISO 19011 - provê guia para o gerenciamento econdução de auditorias da qualidade e ambiental.

Como foram desenvolvidas as normas ISO 9000?
Foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-176 da ISO no período de 1980 a 1987.No Brasil elas foram desenvolvidas (traduzidas) pelo Comitê Técnico Brasileiro - CB 25.

Com que freqüência elas são revisadas?
Elas são revisadas a cada 5 anos. Já foi realizada a primeira revisão em julho de 1994. Napróxima revisão será publicada em dezembro/2000.
Qual é o impacto da ISO 9000 nos negócios?
Acredita-se que a política de comércio tende para o processo de Certificação de Sistemas da Qualidade. A Certificação de Sistemas da Qualidade será fundamental para negociar produtos e serviços a nível mundial
Mais de 270.000 organizações já foram certificadas no mundo e pelo menos 130 países já...
tracking img