Normas para elaboracao de artigos cientificos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS PARA ELABORACAO DE ARTIGOS CIENTIFICOS
 
* Condições para envio de artigos
* Originalidade
Os artigos candidatos devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente à revista em questão, não sendo permitida a submissão simultânea a outras publicações.
Serão consideradas também versões em português de artigos publicados originalmente em outro idioma, em revista estrangeiras.Nestes casos, o título deve indicar esta condição (Ex: Tratamento de anomalias do palato – tradução completa) e o autor deve informar onde e quando o artigo original foi publicado. Demais condições em que artigos pré-publicados serão aceitos são descritas nos “Requisitos para envio de artigos”, disponíveis no site da Indexa (www.indexaonline.com.br/ICMJE.pdf). Damos preferência a artigosoriginais.
Uma vez aprovado para publicação, encorajamos autores a enviar também sua versão em inglês. Artigos selecionados que foram enviados também neste idioma serão publicados nele no site Indexa, ficando mais acessíveis a pesquisadores estrangeiros. Esta possibilidade não é válida para artigos que já tenham sido publicados em inglês, como descrito acima.
* Uso de imagens
Ao enviar umartigo, o autor se declara responsável pelas imagens inclusas.
Autores de artigos que apresentam fotografias que permitem a identificação do paciente devem obter sua permissão por escrito. Um formulário padrão de consentimento está disponível no site da Indexa  (www.indexaonline.com.br/revistas/documentos/consentimento.pdf). Esta é uma sugestão de formato de termo de consentimento, a Indexa nãose responsabiliza pelas consequencias de seu uso.
Autores de artigos que incluem desenhos e outras imagens devem deter os direitos autorais que permitam sua reprodução na revista.
* Ética e legalidade
A Indexa exige o registro de ensaios clínicos para sua publicação. Ensaios clínicos feitos no Brasil devem ser registrados no SISNEP – Sistema Nacional de Ética em Pesquisa(http://portal.saude.gov.br/sisnep/). Ensaios clínicos realizados em outros países podem ser registrados em diversas instituições, como o website http://www.clinicaltrials.gov/ e outras. Artigos envolvendo ensaios clínicos devem ser enviados acompanhados do número do registro e do nome da instituição onde foram registrados.
De acordo com a lei, pesquisas clínicas feitas no Brasil, com experimentação denovos medicamentos ou produtos para a saúde em humanos devem ser previamente autorizados pela Anvisa. Ao enviar o artigo, o número do processo e data do deferimento de autorização devem ser informados. Não serão aceitos estudos realizados ilegalmente. Para verificar se seu projeto de estudo requer autorização, consulte o website da Anvisa (www.anvisa.gov.br/medicamentos/pesquisa/index.htm).
NoBrasil, princípios éticos para pesquisa com animais são determinadas pelo COBEA (www.cobea.org.br). A aderência a estes princípios deve constar no artigo. Desde 1995, um projeto de lei que pretende regulamentar este tipo de pesquisa está em trâmite (lei Nº 1.153-A/95, (http://www.camara.gov.br/sileg/integras/139380.pdf), que irá tornar obrigatório o registro destas pesquisas.
Autoresestrangeiros de artigos envolvendo pesquisa com humanos ou animais devem consultar a legislação de seu país e citar adequação à normas e princípios éticos no artigo, bem como a fonte destes. Recomenda-se adequação à Declaração de Helsinque (http://www.wma.net/e/policy/b3.htm) ou às regras previstas pelo OLAW – EUA (Office of Laboratory Animal Welfare - http://grants.nih.gov/grants/olaw/olaw.htm).* Normas
Os periódicos Indexa seguem o padrão estabelecido pelo International Comitee of Medical Journal Editors (ICMJE). Para mais informações úteis à boa preparação de um artigo, leia o documento “Requirements for manuscripts submitted to biomedical journals”, disponível em versão resumida em português no site da Indexa sob o título “Requisitos para artigos enviados a revistas biomédicas”...
tracking img