Substrato ideologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO JOSÉ SARNEY
SERIE: 3° TURMA: “B” TURNO: MATUTINO
PROFESSOR: FRANCISCO LIMA
DISCIPLINA: LITERATURA

SUBSTRATO IDEOLÓGICO

COMPONENTES:
Darliana Ramos
Elainne Marcia
Francisca das Chagas
Jamilly Almeida
Renata Leal
Vanessa Lustosa

COELHO NETO - MA
MARÇO/2011

“Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”.
Friedrich Nietzsche

SUMÁRIO
1-APRESENTAÇÃO...................................................................3

2- O EXISTENCIALISMO.............................................................4
3.1 KIERKEEGAARD..............................................................4
3.2 HEIDEGGER.......................................................................6
3.3SARTRE............................................................................9

3- HENRI BERGSON..................................................................11

4- NIETZSCHE............................................................................13

5- SIGMUND FREUD..................................................................14
6.1- FREUD E ALGUMAS DE SUAS TEORIAS....................14

6- KARLMARX...........................................................................18

7- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.......................................19

1- APRESENTAÇÃO

O século XX foi um período de transformações, tanto nas ciências,nas artes, como nos costumes que prevaleciam anteriormente.
Durante essa época uma série de movimentos artísticos despontou na Europa, entre eles o futurismo de Filippo Marinetti, ocubismo de Picasso e o Expressionismo de Van Gogh, entre outros. Todos eles se baseavam na ruptura com o passado, porem tinham diferenças pertinentes.
Na base desses movimentos artísticos estavam as correntes ideológicas que aqui serão expostas. Pensamentos esses que mudaram não só a forma de se fazer arte, mas também a forma como vemos o mundo e de como encaramos a nossa própria existência.2- EXISTENCIALISMO

Corrente filosófica que se funda na situação do indivíduo vivendo num universo absurdo, ou sem sentido, em que os homens são dotados de vontade própria. Os existencialistas sustentam que as pessoas são responsáveis pelas suas próprias ações, e o seu único juiz, na medida em que a sua existência afeta a dos outros. A origem do existencialismo é geralmente atribuída ao filósofodinamarquês Kierkegaard. Entre os seus outros proponentes destacam-se Martin Heidegger, na Alemanha, e Jean-Paul Sartre, em França.
      Todos os indivíduos dotados de autoconsciência podem compreender ou intuir a sua própria existência e liberdade, daí que não devam deixar que as suas escolhas sejam limitadas por nada - nem pela razão, nem pela moral. Esta liberdade para escolher conduz ànoção de "não-ser", ou "nada", que pode provocar a angústia ou o medo. O existencialismo possui muitas variantes. Kierkegaard salientou a importância da escolha pura na ética e na crença cristã, Sartre procurou combinar o existencialismo com o marxismo.
      O pensamento filosófico dos autores existencialistas não se caracteriza nem por uma sistematização racional sobre a vida nem por reflexãoabstrata acerca do ser humano. O homem é o problema central do existencialismo, não enquanto ser abstrato, com uma natureza definida, mas como um ser concreto, que sofre que trabalha e ama.
      Para os filósofos existencialistas contemporâneos, a existência humana é entendida como algo demasiado fluído e rico e, por isso, escapa a todas as sistematizações abstratas. Assim, para estes autores,acima de tudo a vida é para ser vivida. Faz parte inerente da existência humana o devir, a inquietação, o desespero e a angústia. A existência é algo em aberto, sempre em mudança, e não há nenhum tipo de determinismo ou fatalismo.
      A negação de um destino faz da vida um jogo de possíveis entre possíveis. Cabe ao homem, a cada instante, escolher, optar e, por isso mesmo, ele torna-se um...
tracking img