Sindrome de down

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Síndrome de Down e sua inclusão escolar

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .............................................................................................. 3
2 O QUE É SÍNDROME DE DOWN? ............................................................... 5
2.1 RELACIONAMENTO FAMILIAR E SOCIAL DO PORTADOR DA SD........ 6
2.1.1 A família com o portador da SD...........................................................7
2.1.1.1 A educação inclusiva (portadores da síndrome de down)............. 8
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................... 10
REFERÊNCIAS ................................................................................................10

3

1.INTRODUÇÃO
Para melhor entendermos do assunto a ser tratado devemos começar a pensar no significado da palavra inclusão e sua colocação junto à educação. Apenas após tal análise poderemos nos aprofundar nesse assunto.
Inclusão segundo o dicionário nada mais é que a ação ou efeito de incluir, ao qual denominamos o ato de incluir os seguintes significados: compreender, abranger, fazerconstar de uma lista, relacionar.
Por outro lado temos o significado proposto pelo Ministério da Educação (MEC) afirma a educação inclusiva como uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento global a alunos portadores de deficiência, que necessitam de atendimento especializado, respeitando as diferenças individuais, de modo a lhes assegurar o pleno exercício dos direitos básicosde cidadão e efetiva integração social.
“É possível descrever e conceituar a educação inclusiva de forma sublime, atendendo o sentido apresentado pelo MEC, mas enfatizando o principal objetivo desta modalidade. A inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes, uma vez que a diferença é aprincipal característica do individuo, ou seja a sua individualidade. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção, é para o estudante que tem comprometimento mental, no caso o portador de Síndrome de Down, um estar comum, interagindo com o outro.”
(MANTOAN,Maria Teresa Eglér 2005)

A inclusão dos estudantes com necessidades especiais(NEE), nos diversos níveis de ensino, depende de inúmeros fatores, especialmente da capacidade de seus professores de promover sua aprendizagem e participação.
E ai surge o questionamento. “Os professores estão preparados para assumir tal responsabilidade?”
“O argumento mais freqüente dos professores, quando resistem à inclusão, é não estarem ou não terem sidopreparados para esse trabalho.”
(MANTOAN, Maria Teresa Eglér – 203)

Na perspectiva da educação inclusiva, o foco não está direcionado somente para a deficiência do aluno, mas também para os espaços, os ambientes, os
recursos que devem ser acessíveis e responder a especialidade de cada aluno.
Portanto, a acessibilidade dos materiais pedagógicos,arquitetônicos e nas comunicações, assim como o investimento no desenvolvimento profissional criam condições que asseguram a participação dos alunos com deficiência.
4
“O desenvolvimento de escolas inclusivas que ofereçam serviços a uma grande variedade de alunos em ambas as áreas rurais e urbanas requer a articulaçãode uma política clara e forte de inclusão junto com provisão financeira adequada - um esforço eficaz de informação pública para combater o preconceito e criar atitudes informadas e positivas - um programa extensivo de orientação e treinamento profissional - e a provisão de serviços de apoio necessários. Mudanças em todos os seguintes aspectos da escolarização, assim como em muitos outros, são...
tracking img