O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades Colaborativas
Ciências Sociais.

O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira

2011

Formação da cultura brasileira

O substrato básico da cultura brasileira formou-se durante os séculos de colonização, quando ocorre a fusão primordial entre asculturas dos indígenas, dos europeus, especialmente portugueses, e dos escravos trazidos da África subsaariana. A partir do século XIX, a imigração de europeus não-portugueses e povos de outras culturas, como árabes e asiáticos, adicionou novos traços ao panorama cultural brasileiro. Também foi grande a influência dos grandes centros culturais do planeta, como a França, a Inglaterra e, maisrecentemente, dos Estados Unidos, países que exportam hábitos e produtos culturais para o resto do globo.
Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal, o que implicou a transplantação tanto de pessoas quanto da cultura da metrópole para as terras sul-americanas. O número de colonos portugueses aumentou muito no século XVIII, na época do Ciclo do Ouro. Em 1808, a própria corte de D. JoãoVI mudou-se para o Brasil, um evento com grandes implicações políticas, econômicas e culturais.
A imigração portuguesa não parou com a Independência do Brasil: Portugal continuou sendo uma das fontes mais importantes de imigrantes para o Brasil até meados do século XX. A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos oshabitantes do país.
A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são deorigem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.
Os portugueses também influenciaram na cultura brasileira a culinária, introduziram muitas espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o Brasil, como a jaca e a manga. De maneira geral, a cultura portuguesa foiresponsável pela introdução no Brasil colônia dos grandes movimentos artísticos europeus, portanto os portugueses contribuíram em grande parte com a nossa cultura brasileira como também os Indígenas influenciando a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos caseiros diversos como a rede de descanso. Essa influência se faz mais forte em certas regiões do país, em que esses grupos conseguiram semantiver mais distantes da ação colonizadora, principalmente em porções da Região Norte do Brasil.
Como também a cultura africana que teve uma grande contribuição na nossa formação de cultura, Pois cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico.
A diversidade cultural da África refletiu-se nadiversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e males religião islâmica e alfabetizada em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida peloscolonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo.
De maneira geral, as vagas de imigração européia e de outras regiões do mundo influenciaram todos os aspectos da cultura brasileira. Na culinária, por exemplo, foi notável a influência italiana, que transformou os pratos de massas e a pizza em comida popular em...
tracking img