“O que faz a sociedade brasileira ser a sociedade brasileira?”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
São quatro os pontos principais das convenções contábeis;

-Objetividade

-Consistência

-Materialidade

-Conservadorismo,

Objetividade na interpretação dos dados ou mesmo inibindodistorções na comunicação das informações contábeis, o contador deve empregar sempre critérios e métodos para a transcrição dos eventos contábeis. Uma conseqüência dessa orientação é que os lançamentoscontábeis devem ter suporte, lastro sempre que possível ou basear-se em critérios científicos de avaliação ou mensuração. A documentação gerada em uma transação para posterior escrituração é essencial para averificação e rastreamento dos elementos. Concluindo assim que terceiros possam verificar as informações constantes nos respectivos documentos contábeis com critérios de fácil interpretação.

Amaterialidade relaciona-se a representatividade do significado do valor em relação ao todo e associa-se à relação custo beneficio. Existem informações cujo evidencia è superior ao benefício proporcionadopela comunicação da informação. Não existe um sentido absoluto de materialidade, nem é possível fixar critérios numéricos precisos em cada caso, para estabelecer a materialidade.

A aplicação daconvenção diz respeito, por exemplo à importância de determinado valor e ao grau de rigidez na aplicação de determinado procedimento contábil. Quanto maior o impacto da informação sobre o juízo de valordo usuário no que se refere a desempenho, maior sua materialidade.Os critérios Contábeis devem ser consistentes. Desta maneira, uma vez adotado, não deverá ser modificado de um período para outro,tampouco constantemente. Quando critérios e métodos são modificados constantemente, perde-se a referencia, afetando, portanto a comparabilidade dos relatórios contábeis de períodos distintos. A entidadeatravés dos profissionais responsáveis deve manter tratamento contábil equânimes ao longo do tempo e seu propósito é assegurar a comparabilidade e análise qualificada.

A convenção do...
tracking img