O que causa o fechamento precoce das empresas brasileiras...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Djuliane Thimoteo Moreira – S.I – IST – EMPREENDEDORISMO.

O QUE CAUSA O FECHAMENTO PRECOCE DAS EMPRESAS BRASILEIRAS...

Recente pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística) intitulada “Estatísticas do Cadastro Central de Empresas” apresenta dados alarmantes e infelizmente já conhecidos acerca da dinâmica de abertura e fechamento de negócios no Brasil.Cerca de 70% das empresas criadas no país fecham as portas. São geralmente micro e pequenas empresas com poucos funcionários. O assunto foi discutido em matéria da Folha de São Paulo de 13 deOutubro.
“A maioria das empresas que nascem e morrem no país conta com número pequeno de funcionários. As que têm até quatro funcionários concentraram 94% das empresas criadas e 61,9% do pessoal ocupado emnovos empreendimentos. O mesmo ocorre com as empresas extintas: 96,7% delas tinham até quatro empregados”.
Um dado interessante destacado na reportagem e na pesquisa apresenta a dificuldade de acessoao crédito como um dos principais fatores que impossibilitam o desenvolvimento destes negócios. “A maior taxa de mortalidade encontrada nas empresas de pequeno porte é explicada, dentre outrasrazões, pela maior dificuldade de acesso a crédito e menor capacidade de competitividade. As menores taxas de natalidade e de mortalidade se encontram na faixa de empresas com cem ou mais pessoas ocupadasporque são menos vulneráveis às variações conjunturais da economia”.
No entanto, eu não diria que este problema é o principal, apesar de extremamente importante. Ainda considero a falta de preparo e acarência de conhecimentos gerenciais – onde se inclui a capacidade de planejar – como os pontos cruciais que impedem o empreendedor fazer com que seu negócio cresça e se desenvolva. Na verdade, todosestes fatores somados acabam por prejudicar a competitividade da empresa. A questão conjuntural citada na pesquisa referente ao acesso ao crédito é um problema macro, do país, e não depende apenas...
tracking img