Fatores que influenciam na mortalidade precoce de micro e pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 TEMA 3
2 PROBLEMA 3
3 QUESTÕES DE PESQUISA 3
4 OBJETIVO GERAL 4
5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
6 fatores que influenciam na mortalidade precoce das pequenas e micro empresas 5
7 METODOLOGIA 10
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

TEMA

Fatores que influenciam na mortalidade precoce de micro e pequenas empresas.

PROBLEMA

A má administração,unida a falta de fatores que levam a empresa a se tornar competitiva, falta de capital de giro e problemas na entrega do produto final ou serviço, podem ser as causas do fechamento da empresa com curto período de atividades que afetam empresas não só no Brasil como no mundo todo?

QUESTÕES DE PESQUISA

• Quais os fatores que levam as empresas a encerrar as atividades?
• Qual o papeldo contador na orientação para reestruturação e criação de estratégias para salvar empresas que não dão lucro?

OBJETIVO GERAL

Diagnosticar os fatores que levam a falência de micro e pequenas empresas, visando o desenvolvimento de estratégias que possibilitem a recuperação financeira e econômica das mesmas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar onde estão as lacunas na formaçãoe nos recursos disponíveis aos empreendedores.
• Analisar os motivos pelos quais empresas que poderiam permanecer ativas por anos perdem força no início das atividades.
• Refletir possibilidades para que empresas permaneçam fortes diante das dificuldades que o mercado impõe.

6 FATORES QUE INFLUENCIAM NA MORTALIDADE PRECOCE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A evolução tecnológicados últimos anos provocou uma verdadeira revolução no cenário econômico mundial. A competição das grandes empresas multinacionais por mercado, no mundo todo, causou uma elevada dispensa de mão de obra e investimento em tecnologia de produção em larga escala. Em consequência, milhares de pequenas e medias empresas foram abertas com vista a absolver parte da força de trabalho. Daí se extrai agrande importância desse setor para a economia. (CARVALHO et. al, 1999).
As empresas, em geral, possuem um ciclo de vida organizacional, que vem desde sua abertura e injeção de capital até o planejamento das atividades da empresa e da prestação de serviços. No momento em que conquista estabilidade financeira, o empresário acaba por descuidar um pouco do negócio, e procura orientação apenasquando nota que o problema da empresa não tem mais solução, o que leva ao fechamento precoce da mesma. Para o encerramento da empresa, enfrenta burocracia, muitas vezes, optando apenas por manter a firma inativa, com esperança de mais tarde reabri-la.
Os processos, para a abertura de empresas em nosso país, estão entre os mais burocráticos, e o fechamento pode ser considerado ainda maisdemorado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae da cidade de São Paulo em 2001, constatou que “ em média, apenas 47% das empresas encerram suas atividades por momento dirigindo-se a junta comercial e dando a baixa no registro da empresa”.
Toda empresa, seja qual for o segmento, exige todo um processo de formação para estar devidamente pronta para o mercado consumidor. Indústria, comércio e serviçoexigem um olhar especial do empresário ou do administrador, que, na maioria das vezes, pouco conhece sobre a administração de empresas, mesmo entendendo sobre o ramo em que pretende atuar.
É comum encontrarmos ex-mecânicos, tentando abrir seu próprio negócio e, tendo insucesso logo nos primeiros anos de atividade. O mercado é exigente e é difícil se enquadrar aos padrões impostos pelasociedade. Logo, um mecânico, que possua apenas a visão de motores automotivos, terá problemas para administrar sua empresa, pois, o empreendimento exige que o serviço seja de qualidade e que a administração seja competente, juntando assim, os elementos fundamentais para o sucesso da empresa.
Conforme Chiavenato (2008, p. 15), "nos novos negócios, a mortalidade prematura é elevadíssima, pois os...
tracking img